Foi realizada na manhã do dia 9 de fevereiro a inauguração da escola Carlos Chagas na cidade de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, tornando-se oficialmente a segunda escola bilíngue de português-chinês tendo a língua chinesa como curso obrigatório.

Tian Min, cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, participou da cerimônia de abertura por vídeo e expressou sua convicção de que a nova escola bilíngue desenvolverá alunos talentosos com compreensão da cultura chinesa, e esses alunos aprofundarão o entendimento mútuo entre os povos chinês e brasileiro.

“Acredita-se que o estabelecimento da escola irá cultivar talentos mais destacados que entendam a língua e a cultura chinesas e darão maiores contribuições para fortalecer a amizade entre os dois povos”, declarou Tian Min.

Washington Reis, prefeito de Duque de Caxias, esteve presente na cerimônia e afirmou acreditar que as escolas bilíngues não só permitem que os alunos estudem chinês, mas também aprendam sobre a história e as artes chinesas, para que o futuro dessas crianças seja repleto de novas oportunidades decorrentes desse conhecimento.

A prefeitura de Duque de Caxias contratou professores brasileiros locais por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias e iniciou cursos de treinamento de chinês na Escola Carlos Chagas em 2021. Dentre eles, um dos professores locais estudou e recebeu educação avançada na China.

Qiao Jianzhen, diretora do Departamento de Português da Universidade Normal de Hebei e coordenadora da Classe Confúcio da Universidade Federal Fluminense, foi uma das responsáveis pela aproximação iniciada em 2018 entre as partes para o estabelecimento de escolas bilíngues de português-chinês. Ela enviou uma mensagem de congratulação para a cerimônia de inauguração.

“Espero que possamos começar a planejar as cooperações bilaterais do futuro e que continuemos a trabalhar juntos em outros projetos para promover a amizade sino-brasileira. Todos os nossos alunos se tornarão embaixadores da promoção da amizade China-Brasil”, escreveu Qiao.

A Escola Secundária Carlos Chagas é a segunda unidade de ensino bilingue de português-chinês do estado do Rio de Janeiro. A primeira unidade, C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China, está localizada em Niterói e se encontra em operação há oito anos.

Compartilhar.