O cristianismo não é a religião predominante na China, por isso o Natal não é feriado por lá, como nos países ocidentais. Contudo, há muito que o país tem uma perspectiva globalizada e assimilou algumas tradições globais.

Na verdade, nas áreas rurais e cidades menores, o Natal passa despercebido. Contudo, em metrópoles como Xangai, Pequim e Hong Kong, há anos que as decorações natalinas passaram a ser usadas com frequência, incluindo alguns elementos locais como pandas. Isso é visto principalmente no comércio, como shoppings.

Nessa época é possível ver as casas iluminadas por lanternas de papel, árvores enfeitadas. Essas “árvores de luz” são decoradas com enfeites feitos de papel, como lanterninhas, correntes e flores de papel.

Não por acaso, os chineses são os maiores produtores de árvores artificiais e de enfeites natalinos. Conforme a agência de notícias chinesa Xinhua, o país exporta mais de 60% da produção mundial de árvores artificiais.

A cidade de Yiwu, na província de Zhejiang, é famosa como a “capital mundial do Natal”. Pois ali estão localizadas mais de 600 fábricas especializadas em fabricar a maioria das luzes e decorações que ficam nas lojas, casas e ruas de todo o mundo.

Como já é tradicional na cultura chinesa a troca de presentes, essa tradição natalina foi bem aceita e adotada na época do Natal principalmente pelos mais jovens.

Dun Che Lao Ren

Além de árvores de Natal também é possível ver nessa época do ano uma figura que lembra o Papai Noel, chamada Dun Che Lao Ren, que numa tradução livre seria “homem velho do Natal”. Ele é visto como uma figura não religiosa que vive em uma aldeia natalina no Pólo Norte da China.

O parque temático de Natal está situado numa bela paisagem nos arredores de Mohe, a cidade mais ao norte da China.

Maçãs de Natal

Uma curiosidade sobre o Natal na China é a tradição de presentear maçãs. Muitas lojas vendem as frutas embrulhadas em papel colorido. As pessoas dão maçãs na véspera de Natal porque ela é chamada de “Ping’an Ye” (平安夜), que significa noite de paz, como sugere a tradicional canção natalina. A palavra para maçã em mandarim é “píngguǒ” (苹果), que soa como a palavra para paz.

 

Compartilhar.