A icônica entrada do “portão do Dragão”, com seus telhados verdes, a Chinatown de San  Francisco é a Chinatown mais antiga da América do Norte. Foi fundada no início do século 19, quando imigrantes chineses começaram a buscar novos lares para fugir das dificuldades de seu país natal. Essa diáspora criou grandes comunidades em diversos lugares da Califórnia, que recebia trabalhadores em massa para trabalhar nas minas de ouro, obras de infraestrutura e indústrias.

Há registros que para facilitar o início de uma nova vida em terras estrangeiras, os imigrantes passaram a se reunir numa vizinhança que se tornou uma “cidade dentro da cidade”. Ali podiam falar sua língua nativa e ter acesso à comida típica, além de celebrar as datas festivas do calendário chinês.

Ela abrange 24 quarteirões, sendo um símbolo da segunda maior comunidade chinesa fora da Ásia (a de Nova York é a primeira). A região abriga empórios típicos, templos, casas de chá, restaurantes, bancos chineses, escolas, escritórios de advocacia, livrarias, lavanderias e até fábricas. Dentre essas últimas,  a Companhia de Biscoitos da Sorte Golden Gate produz os doces que podem ser encontrados em praticamente todos os restaurantes chineses do país.

Um dos espaços religiosos de destaque é o Tin How Temple, o templo chinês mais antigo do país, construído em 1855. Sua decoração interior chama a atenção pelas centenas de lanternas vermelhas e douradas penduradas no teto.

Lanternas no teto do Tin How Temple,, em San Francisco. Foto: Reprodução

 

Compartilhar.