A China possui várias obras arquitetônicas ímpares. Uma delas é o 生命之环 (Anel da Vida), com 157 metros de altura. A estrutura circular futurista, que parece ter saído de um filme de ficção, foi construída na pequena cidade de Fushun, província de Liaoning, noroeste da China.

Inaugurado em 2012, o gigantesco anel tem altura de um edifício de 50 andares e foram precisos 3,5 mil toneladas de ferro e de aço para colocá-lo de pé. É necessário usar quatro elevadores para chegar até o topo. Sua estrutura é coberta com 12 mil luzes de LED que possibilitam mudanças de cor em sua fachada.

O Anel da Vida é um “ponto de observação elevado”, segundo seus idealizadores. É o mesmo conceito de “arquitetura de paisagem”, de monumentos como a Torre Eiffel. Ele foi projetado pelos mesmos arquitetos responsáveis pela conhecida torre de TV Pérola do Oriente, em Shangai.

Colocado no centro da cidade, na convergência de um rio, “é um monumento à fusão da natureza e do design urbano e um símbolo da vida em estado de equilíbrio”, diz o material de divulgação.

Durante o dia, o Anel tem brilho metálico é seu formato futurista, implica que a Nova Cidade de Shenfu está preparada para o futuro. À noite, lembra uma lua cheia – elemento muito forte na cultura chinesa – e seu reflexo nas águas remetem a união.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Compartilhar.