O Dia Mundial do Teatro é celebrado em 21 de março. O teatro chinês existe há cerca de 3 mil anos. Há registros históricos mostrando espetáculos teatrais na China por volta do ano 1500 a.C., durante a dinastia Shang. As apresentações geralmente envolviam músicas, poesias e acrobacias. A dinastia Tang (1600 a.C. – 1046 a.C.) é conhecida como “A Era dos 100 jogos”.

A ópera teatral é um tipo de arte cênica que é proclamada na China como uma conquista mundial. Esse gênero distinto do modelo europeu surgiu em Beijing há cerca de 200 anos, enquanto a história da companhia teatral na China tem mais de 8 séculos.

No final do século XVIII, quando o Imperador chegou a Beijing, conheceu uma das companhias teatrais vindas de uma província. O governante gostou tanto da atuação deles que ordenou que ficassem na cidade e desenvolvessem suas habilidades ali.

Este foi o ponto de partida do desenvolvimento da ópera de Beijing, que inclui ópera cantada, balé, tragédia, comédia e pantomima. As artes cênicas são apoiadas pelo governo e atraem constantemente os fãs ao teatro.

Centro Nacional de Artes Cênicas de Beijing

Há vários espaços culturais na China dedicados ao teatro. Um dos mais importantes fica em Beijing: o Centro Nacional de Artes Cênicas, também conhecido como Grande Teatro Nacional. O espaço foi inaugurado em 2007 e tem cerca de 150 mil m² de área construída, com capacidade para 5.452 pessoas sentadas.

Sua estrutura ímpar é uma enorme cúpula feita de vidro e titânio. Tem uma amplitude de 213 metros, 100 metros de largura e 46 metros de altura, dividido em duas partes. Em forma de elipse, eleva-se acima do lago artificial. Durante o dia, a luz entra pelo telhado de vidro iluminando todo o edifício.

O arquiteto francês Paul Andreu foi o responsável pelo projeto. A entrada do teatro é subterrânea e o design cria a ilusão que, quando o espectador desce o túnel sob a água, “se livra de todas as suas preocupações e mergulha no mundo do belo”.

O Centro Nacional de Artes Cênicas pode acomodar até 5.500 espectadores simultaneamente. Seu conjunto arquitetônico tem uma ópera com 2.416 lugares, uma sala de concertos, de 2.017 lugares, e um teatro, com 1040 assentos, além de um amplo espaço para arte e exposições aberto para o público.

Sua programação mais comum são óperas, cujos enredos são baseados na história do país e em peças da literatura contemporânea. Também possui um coral e um grupo de ballet.

As áreas internas do Teatro Nacional formam praticamente uma mini-cidade, abrigando espaços como praças, áreas comerciais, restaurantes, espaços de  descanso e salões de espera. Suas entradas estão posicionadas de forma a garantir a boa circulação das pessoas.

Saiba mais no site oficial do Centro Nacional de Artes Cênicas.

Compartilhar.