Quem gosta de séries e filmes de fantasia chineses geralmente deseja ver pessoas voando, violência física e super poderes. Os três gêneros mais comuns nos romances que inspiram as séries com atores quanto os donghua, como são chamados os “animes chineses”.

Wuxia (武俠 wǔxiá) em tradução literal são “heróis marciais”. As histórias falam de seres humanos comuns que obtêm habilidades de lutas após intenso treinamento das artes marciais chinesas e cultivação da energia interna. Temas como tragédia, vingança, honra e romance são comuns.

Um dos mais conhecidos é “O Tigre e o Dragão”, de Wang Dulu. O donghua e o filme de mesmo nome estão disponíveis no Brasil.

Xianxia (仙侠 xiānxiá) em tradução literal é “heróis imortais”. Essas histórias fictícias falam de magia, demônios, fantasmas, seres imortais, com muitos elementos de folclore e mitologia chinesa. Seus protagonistas buscam alcançar a imortalidade e atingir o ápice de seu poder. Tem forte influência do daoismo.

Um dos mais conhecidos é Mo Dao Zu Shi: O Fundador da Cultivação, que já está disponível no Brasil.

Xuanhuan (玄幻 xuánhuàn) em tradução literal é “fantasia misteriosa”. Trata-se de um gênero amplo, com históricas ficcionais misturando folclore e mitologia chinesa com elementos estrangeiros. Distingue-se do “xianxia” pela presença de elementos daoistas (ying/yang, dao e imortalidade).

Um dos mais populares é Heaven Official’s Blessing. A versão anumada está disponível em serviços de streaming.

Cosmologia

Para os ocidentais, é importante entender que na base desse tipo de literatura há uma cosmologia bem definida, formada pelos chamados “Três Reinos” (三界 sānjiè). As histórias de passam em um universo dividido em Reino Celestial e Reino Terrestre, com o Reino Mortal no meio. Por isso, os elementos de magia e seres espirituais são parte integrante das narrativas.

Em linhas gerais, os três reinos são:

O Reino Celestial (天 tiān) – onde o Imperador de Jade governa à frente da Corte Celestial. Em vários romances os personagens se rebelam contra os céus para mudar seu destino ou buscar vingança por erros percebidos. O cultivo imortal é frequentemente (embora nem sempre) considerado contrário à vontade do Céu. Ele é dividido em 9 camadas, daí o conceito de “nove céus” ( 九 天 ), mencionados ocasionalmente nesses romances.

O Reino Mortal (人界 rénjiè ou 人间 rénjiān) – também chamado de “mundo humano”. O cenário da maioria desses romances, embora alguns posteriormente se ramifiquem para explorar os outros reinos.

O Reino Terrestre (地 dì) – contém o submundo (地狱 dìyù) em suas profundezas. O submundo também é comumente chamado de Mundo Inferior (冥界 míngjiè) ou Fontes Amarelas (黄泉 huángquán).

Compartilhar.