Desde o ano 2000 se comemora em 5 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa, idioma falado por mais de 265 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo na China.

A data foi estabelecida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO, com o objetivo de celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas que estão distribuídas em quatro continentes.

Por que 5 de maio?

O 5 de maio de cada ano foi escolhido como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”, a data foi escolhida em virtude do nascimento de Rui Barbosa, escritor e político brasileiro que se dedicou profundamente ao estudo da língua.

A data promovida pela CPLP e UNESCO não pode ser confundida com o “Dia da Língua Portuguesa” que é celebrado em Portugal no dia 10 de junho, data que remete ao nascimento do escritor Luís de Camões.

Chineses que falam português

Em Macau, uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China, o idioma falado é o português macaense, também chamado de ultramarino.

Segundo os especialistas, o português falado naquela localidade é o mais parecido com o idioma falado de Portugal que outras ex-colônias. Há uma razão histórica para isso: entre os anos de 1557 e 1999, Macau esteve sob o domínio português.

Essa herança deixada em uma região chinesa continental tão importante mostra também os laços da China com os países lusófonos como Brasil, Portugal, Timor Leste, Cabo Verde, Angola, Moçambique e muitos outros.

Atualmente o português é a língua oficial em nove países em quatro continentes, além de ser também uma das línguas mais difundidas no mundo. Em Macau, o português é a língua  co-oficial, pois seus moradores também falam cantonês.

Por este motivo, a China tem se tornado uma das maiores apoiadores na difusão deste idioma, tanto que uma há cerca de 50 universidades do país oferecendo cursos de português.

Os investimentos são tantos que Macau é ainda hoje um dos principais destinos para quem deseja mergulhar na aprendizagem deste idioma, até porque as instituições de ensino oferecem centenas de bolsas para os alunos do interior da China.

Apoio à cultura

O Ibrachina mantém uma parceria com o Brasil e também com outros países lusófonos – que falam português – por isso essa data também é celebrada pela instituição.

Vale lembrar que o Instituto apoiou a Olimpíada Brasileira de Linguística que revelou oito estudantes que foram enviados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL) que aconteceu na Coreia do Sul, em 2019.

Compartilhar.