A 16ª Cerimônia de Prêmio de Contribuição Especial do Livro da China foi realizada em Pequim, na Diaoyutai State Guesthouse, dia 14 de junho. A premiação foi entregue a 20 vencedores de 16 países que produziram ou traduziram literatura de qualidade sobre a China.

Elias Jabbour, geógrafo e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), recebeu o ‘Special Book Award” pelo livro, “China: o socialismo do século XXI”, em parceria com o economista italiano Alberto Gabriele, e publicado pela Editora Boitempo.

O autor brasileiro acompanha o desenvolvimento da China já muitos anos e estuda profundamente a cultura chinesa. Ele destacou no seu livro o governo de Xi Jinping e as   ações da China para promover intercâmbios e aprendizado mútuo entre as nações.

“São quase trinta anos de pesquisas com seis livros publicados e dezenas de artigos acadêmicos e de opinião publicados. Dedico a quem sempre acreditou em meu projeto desde a iniciação científica em 1994, à minha companheira Michelle Diniz, meu filho, ao meu coautor genial Alberto Gabriele, à Fundação Maurício Grabois e aos meus companheiros e companheiras de pesquisa”, disse Jabour. Após o reconhecimento, a obra deve ganhar versões em outras línguas.

O China Book Special Contribution Award é entregue a cada dois anos. Trata-se do maior prêmio estrangeiro na indústria editorial sob o quadro de honra nacional patrocinado pela Administração Estatal de Imprensa e Publicação. Desde a sua criação em 2005, um total de 188 escritores, tradutores e editores de 62 países foram elogiados.

Compartilhar.