A Embaixada da China e o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília realizaram, no último final de semana, o evento cultural “Através do Tempo: Um Mergulho na China”. Foram dois dias cheios de atividades culturais e educativas que atraíram centenas de pessoas, de todas as idades.

O evento é parte das celebrações do 48º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Um vídeo com o discurso do encarregado de negócios da Embaixada da China no Brasil, Jin Hongjun, foi exibido no telão.

Falando sobre a data, disse: “Gostaria de prestar homenagem ao povo dos dois países que há muito promovem o entendimento mútuo e a cooperação bilateral. Vamos celebrar a amizade duradoura entre China e Brasil e criar juntos um futuro brilhante para as relações bilaterais”.

Múltiplas atividades

Logo na entrada, eram oferecidos livros sobre a China de diversos temas, incluindo literatura infantil. Houve sorteio de diferentes brindes tradicionais, como porta-moedas, marcadores de página temáticos e ursos-panda de pelúcia.

A programação incluía oficinas de produção de máscaras da Ópera de Pequim, de montagem de lanternas tradicionais chinesas, e a de dobraduras de papel. Também havia um local para pintura no rosto com temas chineses.

Foto: Hugo Barreto

O espaço instagramável, que oferecia quatro opções de roupas típicas para fotografias foi um grande sucesso, com longas filas de espera para a experiência imersiva.

Outra atração foram os workshops e aulas de Tai Chi Chuan, onde jovens e adultos tiveram a oportunidade de vivenciar e conhecer importantes elementos da cultura chinesa.

Foto: Hugo Barreto

Integração cultural

A família de Alex Barbosa Monteiro foi uma das que tirou fotos com vestes típicas. Ele conta que sempre se interessou pela cultura chinesa e transmitiu isso para a esposa e filhas.

“Sempre há uma troca, na área da cultura, entre Brasil e China. Eles têm interesse em nossa cultura e nós, na deles”, afirma. Sua filha Michele curtiu a experiência. Posando com uma roupa verde, afirmou ter ficado parecido com a heroína Mulan. “Vesti também porque gosto de animes chineses”, explica.

Foto: Ibrachina

Vindas de São Paulo para o evento, as cosplayers Sami e Bella chamaram atenção de quem passava pelo local. Vestidas como as personagens Kiana e a Fu Hua, do game Honkai Impact, receberam muitos pedidos para fotos.

“Gosto muito da cultura chinesa. Acho muito legal o uso das cores. Gostaria que houvesse mais eventos para divulgação cultural como esse”, afirma Sami. Bella concorda, destacando que “os chineses têm uma bela tradição, com sua história, as óperas e lindas vestimentas”. Para ela, é muito interessante ver como a população chinesa “mantém tantas tradições milenares, passadas de pai para filho”.

Foto: Ibrachina

Mostra de cinema

Ainda como parte da programação, entre 16 e 28 de agosto o CCBB Brasília apresenta a  mostra de cinema “Através do Tempo”. São obras chinesas de cinema e televisão exibidas com áudio original em mandarim, com legendas em português. As opções são para toda família, com filmes de diversos estilos, incluindo animes infantis.

Os ingressos são gratuitos, liberados a partir de uma  hora antes de cada sessão, diretamente na bilheteria do CCBB Brasília. Mais detalhes no site oficial. 

[wonderplugin_slider id=28]

Compartilhar.