Paleontólogos chineses e britânicos o identificaram  uma nova espécie de estegossauro, a partir de um fóssil que data de 169 milhões de anos, encontrado no Município de Chongqing, no sudoeste da China, em um grande campo arqueológico no distrito de Yunyang.

“É o estegossauro mais antigo já encontrado na Ásia e um dos mais antigos descobertos no mundo”, revelou Dai Hui, pesquisador do Departamento de Geologia e Exploração de Minerais de Chongqing.

A julgar pelas novas descobertas, que incluem ossos de costas, ombros, pés e costelas, bem como placas de casco, a espécie tinha cerca de 3 metros de comprimento e 2 metros de altura, com dois pares de grandes esporas ósseas no final de sua cauda.

A China é rica em espécies de estegossauro, com cerca de 40% do total encontrado no mundo. Os fósseis estão distribuídos principalmente em Sichuan, Chongqing, Xinjiang, Mongólia Interior e Tibet, de acordo com Dai.

Os pesquisadores nomearam a espécie de “Bashanosaurus Primitivus”, uma junção de “Bashan”, nome antigo da área de Chongqing, e a palavra latina “primitivus”, que significa “primeiro”. Um artigo de pesquisa sobre a descoberta foi publicado na edição mais recente do Journal of Vertebrate Paleontology.

 

Compartilhar.