As bilheterias de cinema da China arrecadaram 17,18 bilhões de yuans (US$ 2,56 bilhões), no primeiro semestre de 2022. A receita gerada pelas produções nacionais representa quase 85% do total. No mesmo período, os filmes estrangeiros – sobretudo os de Hollywood – tiveram queda de 38% nas vendas de ingressos.

Os números demonstram uma valorização do público chinês das produções que retratam histórias com as quais as população local consegue se identificar.

Conforme a China Movie Data Information, nos primeiros seis meses do ano, o filme de guerra “A Batalha no Lago Changjin II” alcançou o topo do ranking, com 4,06 bilhões de yuans (US$ 500 mi). Em seguido vieram a comédia “Too Cool To Kill” e o drama “Niice View” com 2,63 bilhões de yuans (US$ 390 mi) e 1,38 bilhões de yuans (US$ 200 mi), respectivamente.

Os três filmes foram lançados durante o feriado da Festival da Primavera, em fevereiro. Com uma semana de duração, é o principal período de cinema na China.

O filme de ação da Universal Pictures, “Jurassic World: Domínio”, que chegou aos cinemas chineses em 10 de junho, foi o maior sucesso estrangeiro deste ano nas bilheterias da China. Com arrecadação de 819 milhões de yuans até 30 de junho, ocupa o quinto lugar no ranking.

No primeiro semestre deste ano, 22 novos filmes, incluindo 15 títulos nacionais e sete estrangeiros, atingiram o marco de 100 milhões de yuans nas bilheterias da China. A expectativa é que na segunda metade de 2022, novos sucessos da indústria cinematográfica do país reforcem essa tendência, colocando o cinema chinês novamente como o mais rentável do mundo.

Compartilhar.