O Dia do Artista Plástico é comemorado anualmente em 8 de maio no Brasil. A data serve para homenagear e celebrar todos os que trabalham com arte.

Aproveitando a data lembramos que a arte plástica está ligada à cultura chinesa desde a idade pré-histórica, sendo o uso da cerâmica um dos vestígios mais antigos que ligam os chineses com a arte.

Ao longo de toda a história, vários materiais foram utilizados pelos chineses para criar arte em seus variados significados, sejam esculturas, caligrafia, pinturas, murais e outras manifestações.

Nos tempos atuais, muitos artistas chineses estão ganhando espaço no ocidente e mostrando seus trabalhos em exposições importantes como a Bienal de São Paulo, eventos de Veneza e outros.

Por causa das redes sociais, conseguem divulgar suas obras para todo o mundo de uma maneira que não seria possível anos atrás. O site Chinese New Art é um bom guia para quem se interessa em descobrir arte contemporânea chinesa.

Conheça cinco nomes de artistas plásticos chineses que conquistam espaços pelo mundo mostrando um pouco da beleza da arte chinesa contemporânea.

Qiu Zhijie

Nascido em Fujian em 1969, Qiu Zhijie é um artista contemporâneo que usa várias técnicas para expressar forças como auto-afirmação, transitoriedade, entre outros.

Ele é conhecido por usar caligrafia, mas também por seus trabalhos com vídeo e fotografia, técnicas diferentes que o ajudam a exportar sua arte para vários países, incluindo o Brasil quando na 31º Bienal alguns dos trabalhos de Qiu Zhijie foram expostos.

Instagram: https://www.instagram.com/qiuzhijietotalart/

Zeng Fanzhi

As obras de Zeng Fanzhi são elogiadas por possuírem uma franqueza emocional, um senso psicológico intuitivo e uma técnica expressionista cuidadosamente calibrada.

Nascido em 1964 em Wuhan, este artista plástico chinês é um dos mais expoentes da arte contemporânea e hoje é descrito como um “ícone do mundo da arte”.

Suas pinturas realistas abordam vários assuntos, como questões sociopolíticas e são regadas de humor e ironia.

Instagram: https://www.instagram.com/zfz_studio/

Xu Zhen

Xu Zhen, nascido em 1977, é um artista chinês que mora em Shangai e tem seu trabalho cada vez mais conhecida na arte plástica por utilizar várias técnicas, entre elas a arte de instalação, fotografia e vídeo.

Outro destaque do trabalho de Zhen são as pesquisas de novas formas de arte, algumas delas unindo a tradicional arte antiga chinesa com elementos da cultura ocidental.

Alguns trabalhos: https://www.jamescohan.com/artists/xu-zhen-r

 

Nabuqi

Nascida na Mongólia Interior em 1984, Nabuqi vive e trabalha em Beijing e produz esculturas que já foram expostas em Nova York.

Ela usa muitas linhas retas e formas geométricas em suas produções, criando um estilo fácil de ser identificado pelos amantes da arte.

Nabuqi faz parte de uma nova geração de artistas plásticos chineses que estão levando o nome de seu país cada vez mais longe.

Alguns trabalhos: https://ocula.com/artists/nabuqi/

 

Wong Wai Yin

Natural de Hong Kong, o artista Wong Wai Yin nasceu em 1981 trabalha com vários tipos de mídia, entre elas pintura, colagens, instalações e esculturas.

Yin tem visto sua carreira ser impulsionada para o mundo, mas ela não desiste de seu país de origem, chegando a expor seus trabalhos em uma galeria sem fins lucrativos de Hong Kong. Ela já teve seus trabalhos expostos em países como Japão e EUA, sempre apresentando um novo olhar..

Alguns trabalhos: https://www.artsy.net/artist/wong-wai-yin

Imagem: alchetron/Reprodução
Compartilhar.