A escritora Xiran Jay Zhao nasceu na China e atualmente vive no Canadá. Seu livro de estreia “Viúva de Ferro”, lançado em setembro de 2021, foi um grande sucesso. Poucas s semanas depois entrou na lista de  best-sellers do New York Times. Foi eleito como um dos melhores livros do ano passado pelo Boston Globe e tem feito bastante sucesso nas redes sociais.

No Brasil, foi disponibilizado pela editora Intrínseca. Segundo a autora, a obra se inspira na primeira e única imperatriz da China para narrar a história de Wu Zetian, uma jovem de 18 anos que procura vingar a morte da irmã.

Zhao explica que sempre gostou de criar histórias, mas só começou a colocá-las no papel após ter ido a uma convenção de anime quando tinha 15 anos. Em 2020, ela se formou em ciências da saúde, com foco em pesquisa de doenças bioquímicas na Simon Fraser University. Apesar de nunca ter pensado em ser uma escritora em tempo integral, os textos da jovem atraíram a atenção da editora Penguin Teen Canada, que possui um selo dedicado ao público jovem.

Além de escrever, Zhao também é muito ativa nas redes sociais e ganhou alguma fama com vídeos no YouTube. Ela conta que sempre se interessou por história chinesa, de onde tira inspiração para suas criações. Atualmente, ela trabalha no livro “Zachary Ying e o Imperador Dragão”, que  tem lançamento previsto para maio de 2022.

A história de Viúva de Ferro

Conforma a Intrínseca, em Viúva de Ferro, Xiran Jay Zhao constrói uma obra que une ficção científica e elementos da história chinesa ao reimaginar a jornada da primeira e única imperatriz da China, Wu Zetian, em um futuro distópico, ameaçador e eletrizante.

A história se passa em Huaxia, onde a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas — máquinas de guerra gigantes que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha.

Nesse mundo distópico, as garotas não se perguntam se, mas quando vão morrer ao serem escolhidas para servir os guerreiros no campo de batalha e fora dele. Aos dezoito anos, Wu Zetian se oferece para esse sacrifício com o único objetivo de matar o homem que tirou a vida de sua irmã. Em determinado momento ela consegue assassiná-lo e retorna sem um único arranhão, recebendo um novo título: viúva.

A partir de então,  Wu Zetian tem novos objetivos: se tornar a maior guerreira de todas e combater um sistema que despreza a vida de meninas e mulheres.

Saiba mais no site da editora.

Compartilhar.