Brasil

Máscara volta a ser necessária com alta de casos de Covid em várias cidades do Brasil

Como o novo coronavírus voltou a ter alta circulação em várias regiões do Brasil, as prefeituras decidiram retomar o uso obrigatório de máscaras, principalmente em locais fechados. O país saltou de uma média de menos de 15.000 novos casos por dia no final de abril para 26.000 no final de maio, um aumento de quase 80%, informou o RFI.

O presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Fonseca, conta que apoiou a flexibilização das regras de higiene neste ano, mas agora isso mudou. O especialista disse que o número de mortos não aumentou devido à vacinação, mas lembra as peculiaridades da variante que hoje domina o Brasil, que tem mais infecções no trato respiratório superior e menos no trato respiratório inferior, resultando em menor letalidade.

“Nós não estamos mais como estávamos em 2020, perdidos, sem saber o que fazer. A gente já sabe. Se a situação recrudesceu, então é hora de retomar medidas como uso de máscaras, item que pode ser importante principalmente em algumas cidades com alto índice de transmissão”, afirmou Fonseca à RFI.

 

São Paulo

Internações por covid-19 crescem em maio no estado de São Paulo

Segundo noticiou a Agência Brasil, as internações por covid-19 vem crescendo em todo o estado de São Paulo desde o início de maio. No primeiro dia do mês, a média móvel de internações diárias estava em 170 por dia e atualmente está na casa dos 404. Em abril, a média era de 146 internações a cada dia, o menor número apresentado desde o início da pandemia de covid-19.

Desde fevereiro, o número vinha caindo de forma constante, mas, no mês de maio, inverteu-se a tendência de queda. O número de internações é um dos indicadores mais importantes para avaliar a pandemia porque reflete o momento atual.

Os casos também vêm aumentando no estado. Na 21ª Semana Epidemiológica, entre os dias 15 e 21 de maio, entre os dias 22 e 28 de maio, foram 33.810 casos, o que representou média de 4.830 novas infecções por dia. O número de mortes, no entanto, manteve-se estável, com média de 39 notificações por dia.

Mundo

OMS volta a indicar queda global no número de óbitos por causa do novo coronavírus

Dados divulgados dia 1 de junho pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices globais de novos casos de covid-19 e de óbitos voltaram a cair.

A entidade que avalia as condições de saúde no planeta aponta que o pico semanal no mundo foi registrado em meados de janeiro de 2022. Na ocasião, mais de 20 milhões de novos casos foram detectados em sete dias. Contudo, na última semana de maio – de 23 a 29 – foram registrados  3,3 milhões de novos casos. Ou seja, índice 11% menor que na semana anterior e numa queda constante.

O gráfico de mortes continua em queda consistente, com 9,6 mil óbitos na última semana, 3% menos que na semana anterior. Mas apesar do avanço no controle da doença, a OMS mostra que o Brasil voltou a figurar na lista com maior número de óbitos semanais.

Compartilhar.