O tênis de mesa é o esporte mais popular na China, com cerca de 10 milhões de praticantes. É popularmente conhecido como ping pong. É considerado o esporte oficial do país, apesar da origem estrangeira. Tornou-se tão importante para os chineses que fortaleceu a diplomacia entre a China e outros países. Conheça mais sobre a sua história nesta matéria!

Connie Sweeris faz ponto sobre um jogador chinês em 1972, durante a visita da equipe chinesa de ping pong aos EUA – Foto: China Daily

Esse esporte foi inventado na Inglaterra no século XIX como um passatempo pós-jantar para membros das classes mais altas. Acredita-se o ping pong tenha sido introduzido na China no início do século XX por um dono de papelaria de Xangai. O primeiro local próprio para realização de partidas foi aberto em 1916 com o mesmo tom elitista da versão original inglesa. Mas a popularização foi inevitável.

Em 1950, Mao Zedong declarou que o ping pong era o esporte oficial da China. Muitos trabalhadores começaram a praticar o esporte, já que as partidas eram rápidas e fáceis de jogar em salas sem janelas. A partir da oficialização, técnicos começaram a selecionar jovens com bons reflexos por todo o país para a profissionalização do esporte.

O esporte estreitou as relações entre China e EUA – na foto, Richard Nixon e Mao Zedong

O esporte estreitou a relação entre China e Estados Unidos. Durante o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa realizado no Japão em 1971, a seleção estadunidense recebeu um convite para participar de amistosos junto com times chineses. A situação aproximou os governos dos dois países, resultando em uma reunião entre o então presidente dos EUA, Richard Nixon, e o líder chinês, Mao Zedong. A “Diplomacia do Ping Pong” auxiliou a China a se reaproximar do Ocidente através do esporte.

Os chineses praticam o esporte a partir dos primeiros anos escolares e são muito incentivados a continuar com a prática ao longo da vida. Os que não conseguem entrar para uma das várias seleções espalhadas pelo país podem se formar como técnicos. A Universidade de Pequim possui um curso de especialização em tênis de mesa para formar treinadores. Por ser um esporte democrático e que requer poucas especificidades físicas – ao contrário do basquete e da corrida, por exemplo – atrai pessoas de todos os tipos.

Chen Yongning, de 93 anos, venceu dois torneios mundiais de ping pong amador em 2019

A China ganhou 28 das 32 medalhas olímpicas de ouro de ping pong concedidas entre 1988 e 2016. O que faz dos chineses os melhores mesa-tenistas do mundo? Com uma população de cerca de 1,4 bilhão de pessoas e um esporte que é orgulho nacional, fica fácil entender. Além do grande incentivo cultural e da qualidade do trabalho desenvolvido, o país possui muito mais jogadores de ping pong do que qualquer outro no mundo!

Compartilhar.