Com uma população de aproximadamente 9,5 milhões, os miao são uma das principais minorias étnicas no sudoeste da China. Eles residem principalmente nas províncias de Guizhou, Yunnan, Hunan e Sichuan e pela Região Autônoma Zhuang de Guangxi, com um pequeno número vivendo na Ilha Hainan, na província de Guangdong, e no sudoeste da província de Hubei.

A maioria dos miao vive em comunidades rurais. Grande parte da área miao é montanhosa, com clima ameno e chuvas abundantes, é uma área rica em recursos naturais. As principais culturas incluem arroz, milho, batata, sorgo chinês, feijão, nabo, amendoim, tabaco, cana-de-açúcar, algodão e chá.

História e cultura

Durante as dinastias Qin e Han, há 2.000 anos, os antepassados dos miao viviam na parte ocidental da atual Hunan e na parte oriental da atual Guizhou. Eles já eram chamados de miao em documentos chineses do período Tang e Song (618-1279 d.C.).

Os miao têm uma cultura altamente diversificada. Eles costumam cantar e dançar, e possuem uma literatura folclórica altamente desenvolvida. Entre seus instrumentos musicais típicos estão lusheng, flautas, tambores de cobre, gaitas de boca, o xiao (uma flauta vertical de bambu) e a trompa suona.

A etnia miao é conhecida pelo artesanato colorido, incluindo tapeçaria, tecelagem e batique, onde usam uma técnica milenar. Outro aspecto distintivo de sua cultura são os ornamentos de prata. Eles são ourives habilidosos e produzem colares enormes, gargantilhas de formas variadas, bem como gigantescas coroas cheias de detalhes.

A roupa sempre é preta e, por cima, vestem diferentes peças coloridas e bordadas. As meninas aprendem a bordar a partir dos 7 anos. A roupa típica é composta de saia plissada, jaqueta de algodão transpassada, frequentemente escura, com palas bordadas.

Os homens usam apenas uma vestimenta escura – calça estilo pescador e uma jaqueta de tecido escuro transpassada na cintura. É comum ver nas aldeias miao enormes tiras de tecidos de algodão secando nas janelas, após serem tingidos com plantas locais.

Festivais

As comunidades miao celebram festivais, como o Ano Novo, o Festival da Refeição das Irmãs e o Festival Lusheng são considerados os mais significativos culturalmente.

O Dia de Ano Novo dos miao cai entre setembro a outubro, de acordo com o calendário lunar. No entanto, não existe uma data exata para o Dia de Ano Novo, sendo que a data oficial só é anunciada dois meses antes das festividades.

No sudeste do condado de Guizhou, a comunidade miao celebra o Festival de Ano Novo no “Dia do Coelho” ou no “Dia do Boi” do calendário lunar, de acordo com sua antiga tradição. Durante a festa, as mulheres usam roupas tradicionais e há grandes desfiles. Os moradores locais celebram tocando tambores, dançando ao som da música alta, realizam corridas de cavalos e, às vezes, touradas.

Festival de Refeição da Irmã

O Festival da Refeição das Irmãs é a versão mais antiga do “Dia dos Namorados”. É um festival popular entre as comunidades miao nos condados de Guizhou, Taijiang e Jianhe. É celebrado de 16 a 18 de março, de acordo com o calendário lunar chinês.

Antes do festival, as meninas miao vão às montanhas colher flores e folhas silvestres, usadas para fazer tinturas coloridas. O corante é usado para fazer arroz glutinoso conhecido como “arroz da irmã”. Quando o festival começar, as meninas miao se enfeitam com suas melhores joias de prata e se reunirão às margens de um rio para fazer o prato chamado “arroz de irmã”. Eles tingem o alimento de azul, rosa, amarelo e branco para representar a primavera, o verão, o outono e o inverno, respectivamente.

Quando os homens chegam, cada um deles escolhe uma mulher e canta para ela. A mulher responde a estas canções dando ao homem um copo de vinho de arroz e o “arroz de irmã” embrulhado num lenço coberto de símbolos.

Este festival é particularmente importante, pois é uma das poucas ocasiões em que homens e mulheres de outras aldeias miao podem conviver livremente.

Festival Lusheng

O Lusheng é considerado o mais significativo de todos os festivais miao. É comemorado de 16 a 20 de janeiro, de acordo com o calendário lunar chinês. Durante o Festival de Lusheng, o povo miao das aldeias vizinhas se reune usando seus trajes tradicionais e todos os homens trarão seu exuberanteng, um tipo de flauta cumprida. Os homens tocam o instrumento enquanto as mulheres dançam. Eles acreditam que esta cerimônia trará uma boa colheita e boa saúde ao povo no próximo ano.

Veja como é a vida dos miao (em inglês)

Compartilhar.