A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial nesta sexta-feira (7), onde concedeu a Thomas Law, presidente do Ibrachina, a medalha Ruy Araújo. A indicação do nome de seu nome foi do deputado estadual João Luiz (REP) pelo Projeto de Resolução Legislativa 53/2023.

Como parte da sessão, oficializou-se a instalação da Frente Parlamentar Brasil/Amazonas/China da ALEAM. Seu objetivo é aprimorar o relacionamento entre o Amazonas, o Brasil e a China, além da aproximação de seus povos, buscando o desenvolvimento científico e econômico.

Em sua fala, Thomas Law agradeceu a homenagem, destacando a importância do estreitamento das relações entre o Amazonas e a China. Lembrou também o trabalho do Ibrachina em colaboração com a embaixada da China, empresas chinesas e brasileiras, além da OAB/AM, para socorrer o povo do Amazonas durante o pior momento da pandemia naquele estado.

“O Amazonas o mundo todo conhece, sendo fundamental para o planeta”, pontuou, acrescentando que o Ibrachina trabalha para que o estado brasileiro se beneficie das boas práticas em vigor na China. Falou ainda sobre a “relação pujante” sino-brasileira e da necessidade de uma colaboração estreita entre o poder público, a academia e as empresas privadas.

Foto: Mauro Smith

O deputado João Luiz presidirá a Frente Parlamentar instalada durante a Sessão. Em seu discurso, assegurou que Thomas merece a medalha por ter  colaborado muito com o Amazonas e o povo amazonense. Ele acredita que o Amazonas e o Brasil têm muito a ganhar numa maior aproximação com a China.

No pior momento da pandemia no estado, o Ibrachina articulou o envio de 1700 cilindros de oxigênio, além de material hospitalar, EPIs, cestas básicas e doações financeiras, que ajudaram a salvar vidas. Em dezembro de 2022, a Aleam concedeu o título de “Cidadão do Amazonas” a Thomas Law.

A Medalha Ruy Araújo é a maior condecoração concedida pelo poder legislativo do Amazonas, homenageando autoridades da área jurídica, política e cultural, que tenham realizado ações consideradas relevantes para a sociedade amazonense.

Participaram da Sessão Especial Gustavo Adolfo Igrejas, secretário-executivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas; Téo Eduardo da Costa, representando a defensoria pública do Amazonas, Sóstenes Marchezine, vice-presidente da CNRBC/OAB; Nelson Azevedo, vice-presidente da FIAM; Laemanuel Mustafá, diretor Fecomércio-AM.

Compartilhar.