Considerado um gênio da matemática, o chinês Wei Dongyi mostrou seu talento extraordinário quando resolveu rapidamente um problema que havia deixado uma equipe de seis matemáticos com PhD sem resposta por quatro meses.

De acordo com o jornal South China Morning Post, os doutores em matemática estavam com muita dificuldade para construir um modelo matemático e decidiram chamaram Wei Dongyi, professor assistente de matemática da Universidade de Beijing, para obter ajuda.

Aos 30 anos, o professor é chamado de “Deus Wei” e ganhou duas medalhas de ouro consecutivas na Olimpíada Internacional de Matemática durante seus anos de escola. Ele foi admitido na Universidade de Beijing sem precisar fazer o gaokao, o exame de admissão da China continental, devido ao seu excepcional talento matemático.

Os PHDs utilizaram as equações enviadas por Wei e a taxa de aprovação do novo modelo foi superior a 96%, indicando que o modelo foi bem-sucedido. Muito satisfeitos, se ofereceram para pagar Wei por seu trabalho, como forma de mostrar apreço, mas ele rejeitou a oferta.

“Não é necessário me pagar por um problema tão fácil”, disse o professor. Depois de muita insistência, Wei permitiu que eles recarregassem seu cartão de transporte como um gesto de gratidão.

Chen Dayue, reitor da Escola de Ciências Matemáticas da Universidade de Beijing, disse que “não nos surpreende que Wei possa resolver problemas que outras pessoas não podem porque ele é inteligente e super focado em problemas de matemática”.

As habilidades de resolução rápida para problemas de matemática de Wei foram chamadas de “método Wei”.

Anos atrás, o professor chinês recusou uma oferta de Harvard para fazer doutorado. Ele recusou, alegando que seu inglês não era “muito bom”. A faculdade norte-americana afirmou que ele não precisaria fazer o teste de competência em inglês e iria fornecer-lhe um intérprete. Mesmo assim ele preferiu ficar ensinando matemática em sua terra natal.

* Com informações de South China Morning Post.

 

Compartilhar.