Banhada pelo Rio Amarelo, a província de Gansu fica na região noroeste da China. A região é rica em história, cultura e paisagens espetaculares. Sua geografia diversificada varia de desertos áridos até montanhas imponentes, atraindo viajantes que desejam experiências únicas.

O local mais notável de Gansu é o famoso Parque das Montanhas Coloridas, cujo nome oficial é Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia. As montanhas possuem uma geomorfologia única, que é encontrada apenas na China.

Essas formações de arenito e outros depósitos minerais foram se acumulando por milhões de anos. O movimento da crosta terrestre, aliado a fatores climáticos, como vento e chuva, criaram vagarosamente camadas de diferentes cores, texturas, tamanhos e padrões. O parque foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2011.

O parque fica nos municípios de Linze e Sunan, que são administrados pela prefeitura da cidade de Zhangye.

Além dos atrativos naturais, a província de Gansu é histórica. Ela é atravessada pela Rota da Seda, um antigo caminho comercial que ligava o Oriente ao Ocidente.

O Buda Gigante de Zhangye

Um dos tesouros culturais mais conhecidos de Gansu é o Zhangye Dafo, ou Buda Gigante de Zhangye. Esculpido na rocha, a figura está deitada e foi revestida com folha de ouro e pintada em várias cores. Trata-se de uma obra-prima da arte budista e com 34 metros de comprimento.

A estátua data do século XII, sendo um testemunho da rica herança religiosa da província. Conforme os registros, foi esculpida durante o primeiro ano da era Yong’an, do imperador Chongzong, na Dinastia Xia Ocidental. Seguindo a Rota da Seda, o explorador italiano Marco Polo esteve em Zhangye no ano de 1274. Ele registrou como ficou impressionado com a cultura budista e as belas arquiteturas, e permaneceu vários meses por lá.

A estátua fica no Templo Dafo, construído na Dinastia Tang (618-906). Ele é dedicado a Maitreya, o Buda do Futuro. Os visitantes podem explorar o local, admirando a arquitetura tradicional chinesa, além de participar das práticas religiosas.

 

Compartilhar.