A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, participou de audiência nesta segunda-feira (24) com a cônsul-geral da China no Brasil, Yan Yuqing e o secretário estadual de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado, para discutir a implantação do Instituto Confúcio no Rio Grande do Norte, por meio de parceria entre a Uern e universidade chinesa.

O instituto já está presente em diversos estados brasileiros, com o objetivo de promover o ensino da língua e cultura chinesas. As tratativas para a instalação do Instituto na Uern tiveram início em 2019, quando uma comitiva do governo chinês visitou o Rio Grande do Norte para conhecer as potencialidades do estado e discutir parcerias de negócios.

Naquela oportunidade, a reitora Cicília Maia, então chefe de gabinete da Reitoria, acompanhou a comitiva e conversou sobre projetos e ações que podem se desenvolver de forma conjunta entre a Uern e universidade chinesas, entre elas, a implantação do Instituto Confúcio.

“Gostamos muito do que vimos no Rio Grande do Norte e sabemos da importância da universidade estadual para esta região. Estamos entrando no Ano do Tigre, que significa sucesso. Tenho certeza que a implantação do Instituto Confúcio no Rio Grande do Norte será de muito sucesso”, afirmou a cônsul-geral da China no Brasil.

A reitora Cicília Maia também avaliou positivamente a parceria e afirmou que a Uern está pronta para receber o Instituto. Ela afirmou que a Universidade já irá entrar em contato com as instituições chinesas para viabilizar a oferta de cursos de curta duração antes mesmo da instalação do Instituto.

“Essa parceria trará inúmeras possibilidades para a Uern. O Instituto Confúcio já está presente em vários estados brasileiros. Aqui, próximo de nós, está presente na Paraíba e em Pernambuco e, muito breve, estará aqui no Rio Grande do Norte, em Mossoró. Uma contribuição sem tamanho não apenas na área da educação, mas no desenvolvimento econômico do Estado”, avaliou a reitora.

Participaram da reunião a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ellany Gurgel; o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan; o diretor de Internacionalização da Uern, Pedro Adrião, e a assessora Keyla Lemosm que ficará responsável pelo contato direto com as universidades chinesas para a implantação do Instituto na Uern.

* Com informações de UERN.

Compartilhar.