A China está na vanguarda da transição energética global, com liderança nos setores de mobilidade elétrica e energias solar e eólica.

O webinar “A China na liderança da transição energética global”, realizado nesta terça-feira (29), a partir das 9 da manhã, promoverá um debate com especialistas da academia, do setor financeiro e do setor público sobre os impactos da transição energética da China para o mundo.

Promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), o evento reunirá especialistas da academia, do setor financeiro e do setor público para uma discussão sobre as oportunidades de cooperação com o Brasil nesse tema tão importante.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página oficial.

Participantes

Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, Presidente do CEBC

Foi Embaixador do Brasil no Paraguai, na China e no Japão. Serviu nas Embaixadas de Buenos Aires, Londres, Washington e Ottawa. No Itamaraty, foi secretário-geral adjunto das Relações Exteriores e diretor-geral do Departamento das Américas. Castro Neves é presidente do CEBC, vice-presidente emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e membro do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar e do Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio.

Alicia Garcia Herrero, economista-chefe para Ásia-Pacífico da Natixis

Atua como Senior Fellow no think tank europeu BRUEGEL e Senior Follow não residente no East Asian Institute (EAI) da Universidade Nacional de Singapura (NUS). É professora adjunta da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. Finalmente, membro do Conselho de Assessores de Assuntos Econômicos do Governo Espanhol e assessora a área de pesquisa da Autoridade Monetária de Hong Kong (HKIMR).

Leandro Alves da Silva, responsável por temas de energia na Embaixada do Brasil em Pequim

Diplomata responsável por temas de energia, investimentos, mineração e propriedade intelectual na Embaixada do Brasil na China. Ingressou no Itamaraty em 2006, tendo desempenhado funções em atividades ligadas a assuntos econômicos e comerciais tanto no âmbito da América Latina quanto no multilateral. De 2011 a 2015, serviu na Missão Brasileira em Genebra, junto à OMC e OMPI. Formado em Economia pela FEA-USP, tem pós-graduação em Administração de Empresas pelo CEAG-FGV.

Marianne Zanon Zotin, doutoranda e pesquisadora da COPPE/UFRJ

Engenheira química, doutoranda e pesquisadora do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Desenvolveu sua pesquisa de mestrado na mesma instituição, analisando o papel da China na transição energética. Atualmente, sua tese foca na representação de cadeias de materiais básicos e críticos em modelos de avaliação integrada para desenvolvimento de cenários de longo prazo de mitigação de gases de efeito estufa.

Cláudia Trevisa, Diretora Executiva do CEBC

A moderadora do webinar é autora dos livros “Os Chineses” e “China – O Renascimento do Império”. Em 2019, concluiu seu mestrado na Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins, em Washington, no qual estudou a competição entre EUA e China. Durante sua carreira de 30 anos como jornalista, foi correspondente nos EUA, na China e na Argentina e viajou a inúmeros países para coberturas específicas, entre os quais Coreia do Norte, Afeganistão e Myanmar.

Compartilhar.