Fundada em 1912 no bairro de Armor Square, a Chinatown de Chicago é uma das comunidades sino-americanas mais antigas do país. A área atrai visitantes de todo o mundo, com sua rica cultura e deliciosa culinária. É uma das Chinatowns que continua se expandindo.

O bairro chinês abriga um dos parques mais bonitos da cidade, o Parque Memorial Ping Tom. Originalmente um estacionamento ferroviário, o Ping Tom recebeu o nome do seu idealizador, um morador de Chinatown que dedicou sua vida à criação desse espaço comunitário. Situado às margens do rio Chicago, o parque é um local popular para passeios de caiaque.

Há várias lojas na Chinatown Square, um shopping ao ar livre, onde se encontra de tudo, desde eletrônicos de última geração até as tradicionais lojas de chás. Ele também abriga diferentes restaurantes, salões de beleza e confeitarias chinesas.

O design da área foi inspirado na Corte Imperial Chinesa e conta com estátuas representando cada um dos 12 animais do zodíaco chinês. Elas foram criadas por artistas de Xiamen, na China.

Outra atração é o Instituto Cultural Chinês de Chicago. Fundada para divulgar a língua e a cultura chinesa nas bibliotecas e escolas locais, a organização também oferece visitas guiadas pelas principais atrações do bairro chinês, além de aulas de artes marciais e Tai Chi.

Bem no coração de Chinatown fica o Chinese American Museum of Chicago, com exposições regulares contando mais sobra a história da comunidade chinesa na região e mostras de cultura chinesa. A exposição permanente do museu explora a jornada dos imigrantes chineses que viajam para o meio-oeste, incluindo histórias de pessoas que ajudaram a fundar a Chinatown de Chicago.

Mural dos Nove Dragões

Não muito longe da estação de trem Cermak-Chinatown, na West Cermak Road, fica o “Mural dos Nove Dragões”. Trata-se da réplica de uma obra de arte semelhante no Parque Beihai, em Beijing.

O mural celebra a criatura mítica que reapresenta a China, bem como o número nove, que simboliza a longevidade na cultura chinesa. Enquanto o mural original foi construída por imperadores chineses, das dinastias Ming e Qing, como demonstração de poder. A versão de Chicago foi construída em 2003 pela Câmara de Comércio local.

O local atrai muitos turistas. Todos os azulejos vitrificados vieram da China. São nove grandes dragões e mais de 500 dragões pequenos pintados em vermelho, dourado e azul, significando boa sorte.

 

Compartilhar.