A Ópera de Pequim é uma performance que mescla canto, recitação, dança, atuação, acrobacias e artes marciais. É um dos estilos teatrais mais recentes na história da China. A UNESCO reconheceu a importância da Ópera de Pequim em 2010, conferindo a ela o título de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

Ilustrações feitas no século XIX mostram alguns dos personagens da ópera

Esse estilo teatral foi desenvolvido a partir da popularização das peças musicais durante a Dinastia Sung (960 – 1279). Tornou-se uma das mais aclamadas pela corte da Dinastia Qing (1644 – 1912). Em meados do século XIX, começou a se espalhar por toda a China e passou a ser considerada um dos tesouros culturais do país.

Conheça os diferentes estilos do teatro chinês!

 

As apresentações se dividem em “peças civis” (Wenxi) e “peças marciais” (Wuxi). O primeiro formato traz romances onde o foco é a relação entre os personagens. Na maioria das vezes, o papel feminino tem maior destaque. Já no formato marcial, como o próprio nome sugere, os espetáculos são focados em artes marciais e acrobacias. No palco, geralmente observamos um personagem masculino, um com o rosto pintado e um palhaço.

Trecho de “Adeus, minha Concubina”, wenxi que retrata os últimos momentos de um proprietário de terras e de sua concubina preferida.

Uma das características mais marcantes da Ópera de Pequim é o apelo visual. Diferente dos estilos teatrais anteriores ao seu surgimento, os espetáculos neste formato trazem cenários para ambientar as cenas e objetos com os quais os atores podem interagir. As maquiagens são ricas em detalhes, e a intensidade das cores ajuda a identificar cada personagem.

Cada ator possui uma maquiagem característica que ajuda a expressar determinada personalidade

As músicas que dão vida às peças possuem dois estilos: o Xi Pi, utilizado em momentos de maior agitação ou de sentimentos mais intensos, e o Er Huang, que representa suavidade e momentos de reflexão. As bandas ficam ocultas para o público e se dividem entre banda civil (Wenchang), que acompanha os personagens, e o conjunto marcial (Wuchang), que embala as cenas de luta.

A ascensão da arte moderna na China

 

Entre os principais teatros para apreciar os espetáculos na China estão o Chang’an Grand Theater, o Chaoyang Theater, o Huguang Hui Guan, que também possui um pequeno museu sobre a arte, e o Zhengyici Theater. Este último é o mais antigo teatro de madeira do país e é um dos mais procurados por combinar uma atmosfera autêntica com performances de qualidade.

Visão interna do Zhengyici Theater
Compartilhar.