A Grande Muralha da China é uma das mais impressionantes heranças da Era das Dinastias. Ela cruza rios e montanhas, passando por cerca de 15 províncias e regiões chinesas. Recebeu da UNESCO um lugar no seleto hall das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Mais de 10 milhões de turistas visitam anualmente as áreas mais conservadas da muralha.

O monumento é um dos lugares mais visitados pelos turistas na China

A estrutura foi construída para prevenir invasões. O primeiro imperador da Dinastia Qin (221 – 206 a.C.) interligou muralhas erguidas ao norte da região em períodos anteriores para impedir ataques de outras nações. Durante a Dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.), a construção foi estendida para que pudesse proteger também a rota de comércio da seda.

O mapa mostra a extensão da muralha e lista alguns dos locais por onde ela passa

Conheça 4 arquitetos que inovaram a arquitetura chinesa!

A Grande Muralha foi construída por cerca de 300 mil soldados, além de camponeses e prisioneiros. A estrutura levou mais de 2 mil anos para ser completamente erguida, e acredita-se que milhares de trabalhadores morreram durante a construção e foram enterrados dentro das paredes. Há uma lenda sobre Meng Jiangnü, esposa de um homem que faleceu enquanto trabalhava na construção. A muralha ficou comovida com o choro de Meng e colapsou, revelando o corpo de seu marido.

Um templo foi erguido em homenagem à Meng Jiangnü nos arredores da Grande Muralha

Estima-se que 100 milhões de toneladas de tijolos foram transportadas através de um sistema básico de cordas, madeira e cestos. A construção possui entre 5 e 8 metros de altura nas partes em que está intacta, e se estende por exatos 21.196,18 km. Por ser um sistema integrado de defesa, as passagens são intercaladas por torres de vigilância, fortalezas, postos de comando e logística, torres para comunicações, entre outras estruturas.

A Grande Muralha tem mais de 20 mil km de extensão e passa por 15 províncias e regiões da China

O mito de que a extensa estrutura podia ser vista do espaço a olho nu caiu por terra em 2004 com a declaração do astronauta chinês Yang Liwei em sua primeira viagem ao espaço. Aqui no solo, a Grande Muralha continua sendo um ícone da cultura chinesa, de projetos arquitetônicos e da criatividade dessa grande nação.

Compartilhar.