O lançamento do livro “Rota do Queijo da Canastra” ocorreu dia 11 de julho, em Belo Horizonte, no espaço Casa da Agnes. Lorena K. Martins, jornalista mineira especializada em gastronomia e responsável pelas reportagens no livro, recepcionou os convidados.

A qualidade dos queijos produzidos na Serra da Canastra, no Sudoeste mineiro, é indiscutível. São inúmeras histórias da sua produção à mesa do consumidor. Parte delas foi reunida neste livro, fruto da parceria entre o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas (SEBRAE), publicado pela editora D`Plácido.

O material, ricamente ilustrado com fotos, apresenta o modo de vida dos produtores da Serra da Canastra e suas produções premiadas. O projeto envolve também um documentário, curtas de um minuto e o hotsite rotadoqueijodacanastra.tur.br.  O objetivo é valorizar e internacionalizar ainda mais a tradição e a produção do Queijo Canastra.

Rota do Queijo da Canastra

O projeto amplia a visibilidade da produção de um dos alimentos brasileiros que mais desperta a curiosidade da gastronomia mundial: o queijo Canastra. Ele possui certificado de procedência e se origina em fazendas dos municípios de São Roque de Minas, São João Batista do Glória, Piumhi, Vargem Bonita, Tapiraí, Medeiros, Delfinópolis e Bambuí.

Atualmente, cerca de 800 famílias são responsáveis por manter vivo esse tradicional modo de produção queijeira. Nos últimos anos, premiações internacionais colocaram o Canastra entre os melhores queijos do mundo e isso vem chamando a atenção de consumidores de várias partes do planeta.

“Dá muito orgulho ver que Minas Gerais ganhou 40 prêmios na última edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, concurso de produtos lácteos realizado na França e promovido pela Guilde Internationale des Fromagers. Esse é um reconhecimento do trabalho de excelência que os produtores mineiros executam”, ressalta Carlos Melles, presidente do Sebrae.

Thomas Law, presidente do Ibrachina, conta que “há pouco tempo eu falava com produtores de café no Espírito Santo. Eles disseram que tinham o sonho de que os chineses consumissem mais café. E isso vem acontecendo é com o queijo. A China é um mercado que vem sendo conquistado por diversos produtos do agrobusiness brasileiro, como a carne”. Ele destaca ainda que “a demanda por queijos no país está aumentando e a previsão de crescimento é bastante otimista”.

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