Hoje, 19 de outubro, celebra-se o Dia Nacional da Inovação, data estabelecida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2010.

Uma das vertentes do trabalho do Ibrachina é o estímulo à tecnologia e inovação no Brasil. Ao longo de sua trajetória, o Instituto realizou uma série de ações e criou espaços de inovação. Conheça alguns deles:

Ibrachina Challenge

Equipe do Ibrachina Challenge no stand na Gitex Dubai

Para oferecer a possibilidade de aceleração e internacionalização de startups, foram realizados várias edições do Ibrachina Challenge by IGLOO.NETWORK. Essa competição já levou as soluções brasileiras para os eventos mais inovadores do mundo.

As startups brasileiras premiadas nos desafios foram, com todas as despesas pagas, para a RISE Hong Kong,  o Web Summit Lisboa, The Bitcoin Conference Miami e a GITEX Global, em Dubai.

Em cada uma dessas oportunidades, os representantes das startups puderam conhecer em primeira mão as tecnologias mais avançadas, fazer networking e divulgar seus negócios no cenário internacional.

Ibrawork

Startup Weekend

Entre as ações mais marcantes na promoção da inovação realizadas pelo Instituto está a fundação do Ibrawork. Atuando desde dezembro de 2021, o hub de open innovation tem focado em tecnologias de smart cities.

Ele também é uma aceleradora de startups, por meio do programa Esfera, que ajuda na internacionalização das soluções criadas por brasileiros. Em diferentes ocasiões promoveu eventos sobre inovação, como o TechStars_Startup Weekend e o Smart Track Day,

Ibrachina Smart City Council

O empenho do Ibrachina em promover a inovação também é refletida no Ibrachina Smart City Council (ISCC). Esse conselho de notáveis  vem buscando uma integração do poder público, da academia e da iniciativa privada para a busca de soluções em conjunto. 

Conforme Thomas Law, presidente do Ibrachina e do ISCC, seu objetivo é “apresentar formas de ajudar o poder público na construção de projetos para tornar São Paulo uma cidade mais inteligente”.

O ISCC em colaboração com o iCities realizou eventos como as três edições do Smart City Session em São Paulo, além de um intercâmbio com a Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

CPDI

A iniciativa mais recente foi a inauguração do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Ibrachina/Ibrawork, em setembro de 2023. Ele funciona no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. 

O CPDI é dirigido pelo advogado Tak Chung Wu e o doutor Li Li Min, professor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, é seu diretor de Inovação.

O objetivo do Centro é realizar ações conjuntas com instituições nacionais e internacionais, em projetos de desenvolvimento, pesquisa e inovação. O trabalho do CPDI está alinhado com a busca de soluções para cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, realizando pesquisas nas áreas da saúde, da agricultura, de energia, das cidades inteligentes e da inteligência artificial.

Compartilhar.