O sistema de educação na China é reconhecido mundialmente por sua rigorosidade, disciplina e competitividade. A eficiência da metodologia mantém a taxa de alfabetização no país em torno de 94%. Desde o final da década de 1970 o governo faz investimentos massivos em educação. Novas escolas foram construídas, as instalações existentes foram melhoradas e o sistema foi reformulado para aumentar seu nível de qualidade.

O ensino chinês é obrigatório e gratuito até os 15 anos. As crianças aprendem a escrever logogramas e a fazer contas básicas durante os 3 anos da fase pré-escolar. Entram no nível fundamental aos 6 anos de idade e começam a ser introduzidas em questões acadêmicas, morais e profissionais. Depois de 6 anos os alunos ingressam no primeiro ciclo do ensino médio, o último obrigatório e gratuito exigido por lei.

As rigorosas avaliações durante os primeiros anos escolares definem quais alunos frequentarão faculdades prestigiadas e quais irão para instituições não tão renomadas. A partir deste direcionamento os estudantes iniciam o segundo ciclo do ensino médio, seja preparatório para a universidade ou profissionalizante. O currículo segue por 3 anos e inclui cursos tradicionais – mandarim, matemática, química, biologia, tecnologias de informação –  e línguas estrangeiras.

O acesso ao ensino superior é realizado através de um vestibular que abrange o país inteiro. O método é similar ao ENEM brasileiro e chama-se Gao Kao. Essa avaliação é considerada por muitos o dia mais importante de um cidadão. A estrutura da educação superior é semelhante à ocidental e é composta pelo bacharelado (4 anos), mestrado (3 anos) e doutorado (3 anos). Entre as universidades chinesas mais disputadas estão a Universidade de Pequim, a Universidade Chinesa de Ciência e Tecnologia e a Universidade Jiao Tong de Xangai.

Cerca de 10 milhões de estudantes prestaram o vestibular chinês em 2019

O modelo educacional bem-sucedido da China tornou-se fonte de inspiração para diversas instituições pelo mundo. Uma equipe de educadores da escola goianiense Ethos esteve na YK Pao School para conhecer de perto o sistema desenvolvido pela entidade. A escola localizada em Xangai foca na formação de valores éticos e morais, e costuma incluir a família na rotina escolar.

Compartilhar.