A China possui uma escala de cores cheias de simbolismo que são usadas em diferentes combinações nas cerimônias, festivais e rituais. Estas cinco tonalidades são relacionadas à Teoria dos Cinco Elementos: vermelho simboliza fogo, amarelo significa terra, verde representa madeira, branco designa metal e preto, a água.

O vermelho é a cor mais popular na cultura chinesa. Ela é relacionada ao fogo e representa felicidade e prosperidade. O vermelho é amplamente utilizado na celebração do Ano Novo Chinês e em outras comemorações, como casamentos. É comum a troca de envelopes desta cor entre as pessoas como forma de desejar boa sorte.

As pessoas costumam presentear com envelopes vermelhos contendo dinheiro

O amarelo é a cor da nobreza. Representa a terra e simboliza o poder e a sabedoria. Na Era das Dinastias, esta cor era reservada aos imperadores. O amarelo é tão importante que revestiu palácios imperiais e foi o tom principal de estandartes oficiais. Uma visão aérea da Cidade Proibida mostra várias áreas revestidas com azulejos amarelos. Por ter sido conhecida como “Terra Amarela”, a China ainda mantém a cor na bandeira oficial atual.

O imperador Qianlong da Dinastia Qing em vestes amarelas

Ocidente e Oriente conferem à cor verde simbolismos similares. Ele representa a madeira e está associado à saúde e à esperança. Também está ligado à limpeza e à pureza. Algumas embalagens para leite, por exemplo, são feitas em material esverdeado para indicar que o produto está livre de contaminação.

Acredita-se que utilizar a cor verde na decoração da casa atrai longevidade aos moradores

O branco representa o metal e simboliza a pureza e a renovação. Já a cor preta está associada à seriedade e à autoridade. Esse tom está ligado à água e era usado pelos dignitários imperiais. Por esses motivos, carros do governo e os uniformes dos policiais são todos pretos.

A tradição chinesa diz que algumas cores atraem energias negativas. O verde é constantemente associado à infidelidade. O preto está ligado ao “obscuro: a palavra “máfia” pode ser traduzida para o chinês como “sociedade preta”. O branco é a cor usada em velórios e funerais, e muitos acreditam que pode trazer má sorte.

Compartilhar.