A bandeira da China possui características que representam a cultura e os valores de seu povo. O design atual foi estabelecido em 1949, quando foi fundada a República Popular da China. O formato retangular e a cor vermelha vibrante foram duas das exigências para a criação do estandarte. Conheça nesta matéria a história da bandeira chinesa!

O Comitê Preparatório da Nova Conferência Consultiva Política de 1949 publicou nos jornais uma convocatória para a criação da nova bandeira nacional. A lista de requerimentos continha os seguintes itens:

  1. Características do povo chinês (geografia, história, cultura, etc.);
  2. Características de poder (governo democrático popular, liderado pela classe trabalhadora e baseado na aliança trabalhador-camponês);
  3. Deveria ser retangular e a relação comprimento-largura deveria ser de 3:2;
  4. O vermelho brilhante deveria predominar na peça.

O designer que criou a versão escolhida foi o economista Zeng Liansong. Zeng inspirou-se nas estrelas e no provérbio chinês “espero pelas estrelas desejando a lua”. Ele imaginou o Partido Comunista como “o grande salvador”, representando-o como a estrela maior. A inspiração para as estrelas menores foi um discurso de Mao Zedong, que definiu o povo chinês em quatro classes: a classe trabalhadora, o campesinato, a pequena burguesia urbana e a burguesia nacional. O novo estandarte nacional foi erguido na Praça da Paz Celestial no dia 1 de outubro de 1949, marcando a formação da República Popular da China por Mao.

Hasteamento da nova bandeira na cerimônia de fundação da República Popular da China, realizada na Praça da Paz Celestial

A ascensão da República Popular da China

 

O vermelho vivo predominante na bandeira é carregado de significados na tradição chinesa. A cor é relacionada ao fogo e representa felicidade e prosperidade. O vermelho é amplamente utilizado na celebração do Ano Novo Chinês e em outras comemorações. A cor amarela representa a nobreza e era reservada aos imperadores na Era das Dinastias. Os antigos estandartes chineses carregavam essa cor como símbolo de poder. No atual design da bandeira da China o tom é associado também à “terra amarela”, como o país costumava ser conhecido.

A junção das cores e das estrelas de diferentes tamanhos simboliza a revolução e a unidade do povo chinês sob liderança do Partido Comunista. A elipse formada pelas estrelas representa o território da China, que tem a forma de uma folha de begônia.

 

Descubra o significado das cores na China!

 

Compartilhar.