A cidade de Calcutá é a capital do estado de Bengala Ocidental, no leste da Índia, perto da fronteira com o Bangladesh. Fundada como entreposto comercial da Companhia Britânica das Índias Orientais, foi a capital do país no período da Índia Britânica, de 1773 a 1911.

A imigração de refugiados chineses para a Índia remonta ao início do século XVIII. A primeira onda migratória registrada foi da etnia hakka, em 1837. Os chineses foram trabalhar na indústria de couro e curtimento. Mais tarde, foram exercendo diferentes profissões e abrindo seus próprios negócios.

A ida de chineses para a Índia continuou até a época da Segunda Guerra Mundial. Calcutá chegou a abrigar 20 mil chineses e descendentes. Atualmente são cerca de 5 mil, cujas ocupações principais são trabalhar em restaurantes e na indústria coureira.

A maioria deles vive na região do Tiretta Bazaar, também conhecido como Chinatown de Calcutá, um bairro perto de Lalbazar, na área central da cidade. O local, também chamado de “Mercado Chinês”, é um importante centro comercial e gastronômico, que atrai moradores locais e turistas. O acesso é fácil pelo metrô, bastando descer na Estação Central e seguir as placas até o Tiretta Bazar ou o adjacente Poddar Court.

Restaurantes e templos

Foto: Indrajit Das/Wikimedia

O Tiretta Bazaar (foto) é um centro gastronômico que mescla sabores chineses, cantoneses e bengalis.  Os restaurantes mais populares são Beijing, Kim Fa, Kafoluk, Golden Joy, Kim Ling, China Gardens e Big Boss.

A área também possui muitas atrações culturais, incluindo seis templos. Nam Soon é o templo mais antigo de Chinatown, datado de 1820. O templo taoista Choonghee Dong Thien Haue e o templo Gee Hing são outros locais de culto históricos, que datam do século XIX.

A Chinatown de Calcutá é bem diferente dos outros bairros chineses do mundo. A arquitetura tradicional dos prédios fundiu-se com a tradição indiana. Por isso, a identificação do comércio chinês é marcado por lanternas vermelhas e placas com caracteres chineses. Mesmo assim é possível encontrar lojas de presentes com produtos tipicamente chineses. A Hap Hing Co. é uma das melhores opções, oferecendo também chás, especiarias, além de produtos usados pela Medicina Tradicional Chinesa.

As festas de Ano Novo Chinês são tradicionais na região, com desfiles nas ruas e as danças do dragão e do leão.

Compartilhar.