A raia da USP recebeu centenas de pessoas neste sábado (12). A primeira edição do Dragon Boat Day by Chinese Bridge Club in São Paulo reuniu quatro equipes brasileiras para uma competição que é tradicional na China. O evento foi realizado em comemoração ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil, em 15 de agosto. A data integra o calendário oficial da cidade de São Paulo.

Na abertura da celebração, a Associação Kung Fu Garra de Águia Lily Lau Brasil apresentou a Dança do Leão e a Dança do Dragão, atividade tradicional da cultura chinesa, executada em ocasiões especiais.

André Sun, Diretor de Cultura do Chinese Bridge Club in São Paulo, fez uma breve palestra sobre a história e a cultura do barco dragão (dragon boat) uma canoa longa, com várias pessoas remando e uma dando o ritmo. O Festival Dragon Boat é uma importante na tradição chinesa. O barco ganhou um significado especial em outros países, por ser utilizado no processo de reabilitação de mulheres com câncer de mama.

Na água, quatro barcos com cabeça e cauda de dragão: Remama e Umauma Dragon Boat Brasil, ambos de São Paulo, além da Associação Canomama, de Brasília; e Nina Rosa, de Santos.

Além disso, pessoas que estavam assistindo puderam experimentar na prática como é competir em um barco dragão. Após fazerem um rápido workshop de remo preparatório, elas pessoas entraram na água para uma experiência inesquecível nos barcos.

Thomas Law, Presidente do Chinese Bridge Club in São Paulo e do Ibrachina, destacou que “o Dragon Boat Day é uma celebração do esporte e da cultura”. Disse ainda que “este é um dia significativo, pois marca a semana da imigração chinesa no Brasil”.

Após a competição, o público assistiu a uma apresentação artística do grupo de dança Tang Yun e uma demonstração de king fu da Associação Kung Fu Garra de Águia Lily Lau Brasil.

O encerramento foi com um show do Ibrachina Musical Project, grupo musical criado pelo Ibrachina que mistura a música tradicional chinesa com os ritmos brasileiros. Oscar Wei fez uma participação especial, tocando o instrumento tradicional chinês er hu.

Entres os presentes no evento estavam Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura de São Paulo; Ronaldo Sagres, representando Carlos Augusto Vianna, Secretário Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo; Tian Yuzhen, Cônsul-geral Adjunto do Consulado da China em São Paulo; Jorge Oliveira, Secretário de Estado de Esportes do Amazonas; Virgílio Carvalho, Diretor da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, representando Roberto de Lucena, titular da pasta; João Lucas Nunes Monteiro, representando o Secretário Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Thiago Martins Milhim; Luis Aguiar, ex-Secretário Estadual e Municipal de Relações Internacionais em São Paulo.

O Dragon Boat Day é uma realização do Chinese Bridge Club in São Paulo, com apoio do Ibrachina, do Consulado da República Popular da China em São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo; Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; e da SABESP.

Compartilhar.