A fabricante de veículos elétricos chinesa BYD está chegando com força ao Brasil em 2022. A empresa pretende vender 1,2 milhão de unidades mundialmente,sendo 600 mil veículos elétricos puros e os demais 600 mil de veículos híbridos plug-in. Na média, são 100 mil todos os meses.

Podem parecer números tímidos comparados às marcas tradicionais, mas caso consiga atingir essa meta, a BYD será a segunda fabricante, depois da Tesla, a vender mais de 1 milhão de veículos elétricos anualmente.

Além dos veículos da marca, serão negociados os sistemas de carregamento com energia solar fotovoltaica. Atualmente, a marca conta com uma rede de 29 pontos de recarga, em  seis estados brasileiros: São Paulo. Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pará, Minas Gerais e Paraná.

No momento, ela trabalha para ter uma rede com 45 concessionárias nas principais cidades do país até o final do ano. A primeira concessionária a fechar com a BYD Brasil foi a Eurobike, que vai operar em São Paulo  Ribeirão Preto (SP) e Brasília (DF).

O carro-chefe será o SUV Tan EV, que tem autonomia de 437 km e funciona com um motor de 517 cv de potência, atingindo a velocidade máxima de 186 km/h. Já o sedã Han se destaca pelo alto desempenho, farta lista de equipamentos de segurança e assistência ao motorista e acabamento premium.

A BYD, abreviatura da expressão “Construa seus Sonhos” em inglês é uma multinacional chinesa, que já possui uma fábrica em Campinas (SP). A empresa vem ganhando espaço no mercado mundial de veículos elétricos. Em 2019, fechou acordos com a gigante do automobilismo Toyota para a fabricação de baterias mais eficazes para os veículos elétricos.

A previsão é começar a entregar as primeiras unidades do SUV Tan aos motoristas brasileiros no primeiro trimestre. A BYD também entregará neste primeiro lote um carregador Wallbox de 7,2 KWh.

Em maio chegará é a vez do sedã Han, com mais modelos podendo chegar no segundo semestre.

Ônibus elétricos

Conhecida pela produção de módulos de bateria fotovoltaicos, armazenamento de energia, baterias de lítio e empilhadeiras, no mercado brasileiro, a BYD já oferece no Brasil chassis de ônibus 100% elétricos.

Segundo a BYD, seus ônibus estão sendo testados em vários estados brasileiros, sendo seguros, silenciosos e com custos operacionais até 70% mais baixos que os motores tradicionais, movidos a diesel.

 

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