No livro “O roubo da História: Como europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente”, o autor Jack Goody destaca que, devido à colonização europeia, atribui-se a  invenção de muitas coisas à cultura Ocidental.

Contudo, esse seria um viés ocidentalizado e etnocêntrico, difundido pela historiografia ocidental, e o consequente “roubo”, perpetrado pelo Ocidente, das conquistas das outras culturas”.

Em sua lista, Goody inclui várias descobertas e invenções chinesas, como pólvora, bússola, papel e macarrão.

Ao longo de 2023, o site do Ibrachina destacou muitas invenções que surgiram na China e seu impacto na sociedade moderna, incluindo o Brasil.

Além disso, ajudamos a divulgar o livro “China – Brasil: invenções que mudaram o mundo”, da editora Bela Vista Cultural, que mostra conexões e influências culturais que ligam os dois países. A obra de 160 páginas é recheada de fotografias e ilustrações. Ela mostra como a China desempenha um papel de destaque no cenário global, com influências culturais que se aliam a um crescimento econômico notável, investimentos em larga escala e uma influência geopolítica crescente. 

Dentro da sua série de reportagens, o site do Ibrachina mostrou a origem de invenções como:

Acupuntura

Bússola

Cardápio

Carrinho de Mão

Dinheiro (papel-moeda) 

Dominó

Escova de Dente

Futebol

Garfo

Guarda-chuva

Imprensa

Macarrão

Palito de Fósforo

Papel

Papel Higiênico

Pipa

Relógio Mecânico

Sorvete

 

Compartilhar.