Em 29 de janeiro de 2025 começa oficialmente o Ano Novo Chinês, que segundo a tradição milenar, será o “Ano da Serpente”. No gigante asiático será o ano 4723, regido pela serpente de madeira, conforma o zodíaco chinês. O animal é símbolo de sabedoria, estratégia e intuição, conhecida pela capacidade de tomar decisões rápidas e eficazes.
As roupas e acessórios temáticos são comuns na China há muito tempo. Este ano, diferentes marcas de luxo ocidentais voltaram a lançar produtos e coleções inspiradas na cultura chinesa, usando a figura da serpente e unindo tradição e modernidade.
Conheça algumas delas:
Balenciaga
A coleção de primavera 2025 da Balenciaga é estrelada pelas artistas Yang Chaoyue, Bing Bing Liu e Zhang Xiaofei. Nos vídeos, elas aparecem como se estivessem frente a um espelho, preparando-se para celebrar a chegada do Ano Novo.
O mais recente lançamento das peças da famosa marca foram no Museu de Arte Pudong, em Xangai, mostrando sua ligação com a China.
Destaque da nova coleção são os casacos flanelados, camisetas e moletons que levam o monograma com a logo da grife sediada em Paris.
Gucci
A coleção cápsula da Gucci para o Ano-Novo Lunar traz o elemento da serpente bordado ou estampado em diversas peças.
Por exemplo, uma das padronagens, misturando o clássico monograma GG da label, com blocos de cores curvos que formam figuras de serpentes.
O réptil estampa camisas, camisetas, boné, lenços e suéteres, entre outros itens. A campanha é estrelada pelos chineses que são embaixadores globais da marca, Xiao Zhan e Ni Ni.
Bolsas Decoradas: A clássica bolsa Jackie 1961 recebe uma atualização especial, com bordados de serpentes em dourado e alças adornadas com pedrarias. Este detalhe transforma um item clássico em uma peça de colecionador, prometendo deixar as fashionistas bem animadas para tê-la em seus closets.
Casacos e Blazers: Roupas de alfaiataria ganharam um toque de originalidade com estampas discretas de serpentes e forros em tons vibrantes de verde. Esses detalhes sutis elevam a peça sem perder a elegância.
Lenços e Acessórios: Lenços de seda, um dos acessórios mais icônicos da Gucci, apresentam estampas detalhadas de serpentes, flores e motivos orientais. Além disso, brincos e colares com pingentes em forma de cobra adicionam um toque luxuoso a qualquer look.
Calçados: Mocassins e sapatilhas apresentam detalhes sinuosos, seja no solado ou mesmo como estampa. A união entre modernidade, exclusividade e tradição em um design sofisticado.
Dior
A coleção feminina 2025 da Dior, além de homenagear o horóscopo chinês, levam a estampa Dior Astral. Assim, apresentam uma ”estética celestial” às peças, com elementos que remetem ao símbolo da serpente. Em especial nos acessórios como pulseiras e colares.
As bolsas Lady D-Lite e Book estão ente os artigos reeditados exclusivamente para a data.
Na coleção masculina, destaque para a collab com o artista plástico asiático Kaws, que desenhou as peças e o símbolo da coleção é o ator e modelo chinês Deng Wei, conhecido por seus papeis em C-Dramas como “Até o Fim da Lua” e “lost you forever”.
MontBlanc
As canetas Montblanc são reconhecidas internacionalmente como um símbolo de sofisticação. A coleção de acessórias alusiva ao Ano Novo Chinês apresenta uma seleção que valoriza a arte da caligrafia e a rica herança do artesanato da China.
Usando a cor do ouro, considerada auspiciosa, também traz peças com toques da cor jade, inspirada na porcelana celadon e no artesanato da escultura em jade. Todas as produções em couro têm padrões que lembram serpente.
Adidas
A gigante alemã de equipamentos esportivos também homenageou a chegada do Ano da Serpente como uma série de edições especiais. Samba, seu tênis “queridinho do momento” mesclou detalhes em vermelho para lembrar a cor nacional chinesa. O modelo Superstar também foi repaginado, com uma versão em que predominam o vermelho e dourado.
Diferentes tênis da linha de basquete ganharam cores e detalhes alusivos ao festival.
O que realmente vem chamando a atenção do público é a chuteira “Predator”, com um grande detalhamento nos motivos de serpente e travas douradas.
Patrocinadora do Real Madrid, a Adidas divulgou uma linha inteira da marca mesclando elementos tradicionais chineses com as cores e os símbolos do time espanhol, que tem muitos fãs na China.
De maneira semelhante, camisas e acessórios do Manchester United também foram repaginados para uma coleção do Ano da Serpente.