Acupuntura: saiba o que a técnica pode fazer por sua saúde

Usada para o tratamento de diversas doenças, a acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Chinesa.

A acupuntura tem mais de 4 mil anos e foi reconhecida como patrimônio cultural intangível da humanidade pela Unesco. A técnica funciona para o tratamento para diversas doenças do corpo e emocionais. É uma técnica milenar de cura da Medicina Tradicional Chinesa realizada através da aplicação de agulhas e moxabustão.

A agulha é colocada em pontos específicos do corpo a depender da queixa e de acordo com o diagnóstico do acupunturista do paciente. Já a moxabustão é uma técnica que consiste em aquecer algumas regiões do corpo por meio da queima de ervas medicinais (Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris). A estimulação térmica ajuda a circulação sanguínea e a irrigação dos órgãos essenciais.

Mapa dos Meridianos da Acupuntura Chinesa (arquivo: Dr. Johnny Tah Ji Ng)

O especialista Dr. Johnny Tah Ji Ng, membro do Colégio Médico de Acupuntura, explica que a técnica trabalha com um conjunto de pontos em linhas imaginárias. Cada ponto na linha representa um órgão ou função do organismo. São quatorze pontos de meridianos (canais) para a circulação de energia do corpo.

Aplicação de agulhas (arquivo: Dr. Johnny Tah Ji Ng)

Os chamados “acupontos” são locais onde a energia e o sangue se encontram. Estes pontos são áreas que não têm um trajeto anatômico como na medicina ocidental, mas sim, regiões próximas a um nervo, a um vaso ou a uma região motora/muscular. O estímulo nesta área promove a liberação de algumas substâncias naturais no organismo. A filosofia oriental traz a questão do equilíbrio do corpo e da mente (yin e yang).

“Outros métodos podem ser usados além da agulha. É comum o uso da ventosa, que são cúpulas de vidro ou de plástico, que fazem pressão em uma região muscular através de sucção provocando o relaxamento da área e aumento da imunidade. O uso da eletroacupuntura, do laser e da Auriculoterapia são bem comuns”, ressalta.

Ventosaterapia (arquivo: Dr. Johnny Tah Ji Ng)

De acordo com o especialista, a acupuntura busca o equilíbrio das funções do organismo, além de modular a resposta do Sistema Nervoso Autônomo (que controla batimentos cardíacos, respiração, movimentos do intestino e ciclo menstrual e ovulação nas mulheres).

arquivo: Dr. Johnny Tah Ji Ng

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40 doenças podem  ser tratadas com a acupuntura. Alguns exemplos são os  distúrbios digestivos (gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia), respiratórios (sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes) e neurológicos e musculares (dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite). A acupuntura é uma técnica indolor e são muitos os seus benefícios, do tratamento de diversas doenças a sua prevenção.

Dr. Johnny Tah Ji Ng – Médico Acupunturista

Em 1999, o Sistema Único de Saúde passou a oferecer a técnica aos usuários. Anos depois, a  Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovada pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também