No coração do deserto de Gobi, na província de Gansu, China, há um verdadeiro oásis de beleza natural. O Crescent Lake, também chamado de Lago Yueyaquan. O nome do lago é uma referência à sua forma crescente. O local consagrou-se um dos pontos turísticos mais populares da região, atraindo visitantes de todo o mundo.
O segredo desse lago no meio de uma região desértica é que ela não depende de chuvas. É alimentado por um aquífero subterrâneo, que fornece água doce para aquela área. A água do Yueyaquan é cristalina, com um tom verde-turquesa. O lago tem uma profundidade média de pouco mais de um 1 metro, mas já chegou a ter 7,5 metros.
Rodeado pela areia dourada do deserto de Gobi, o entorno do Crescent Lake possui palmeiras e outros arbustos. Essa vegetação cria um ambiente cheio de vida que contrasta com o restante da paisagem. O lugar também é um importante habitat para aves migratórias, como flamingos, cisnes e gansos.
Histórico
O Crescent Lake existe há milhares de anos. Ele foi mencionado pela primeira vez em registros históricos da dinastia Han (202 a.C.-220 d.C.). Sempre foi um importante ponto de parada para caravanas que viajavam pelo deserto de Gobi.
Segundo os registros no século 11, o lago era parte de um jardim imperial erguido pelo imperador Huizong da dinastia Song (960-1279). No século 19, o Crescent foi devastado por uma série de tempestades de areia. Por causa disso, perdeu metade de seu tamanho e a água ficou mais salgada. No entanto, o lago foi restaurado no início do século 20.
Localizado a 6 quilômetros da cidade de Dunhuang, ele vinha secando devido à intensa ocupação humana. Nos últimos anos o governo teve êxito nos esforços para que ele voltasse a ficar cheio. Além do evitar uso excessivo da água para consumo humano, as autoridades chinesas construíram barreiras para proteger o lago das tempestades de areia e investiram em projetos de reflorestamento para aumentar a umidade da região.
Pela sua beleza, o Yueyaquan é considerado uma das “Oito Maravilhas de Dunhuang”, cidade histórica que abriga as Grutas Mogao, importante sítio arqueológico budista.
Atualmente é um dos principais destinos turísticos da província de Gansu. O parque natural ao seu redor lago oferece trilhas para caminhadas e outras atividades a céu aberto.
Além disso, o Crescent Lake é um importante local de pesquisa científica. Os cientistas estão estudando o aquífero subterrâneo que alimenta o lago e as mudanças climáticas que afetam a região de Gansu.