O curso Indumentárias Chinesas e suas influências na Ásia, oferecido pelo Museu da Imigração, aborda a história da indumentária pelo prisma da conservação-restauração de têxteis, a partir do seu acervo.
O objetivo da formação é oferecer conhecimentos técnicos iniciais para de promover a familiarização do público-alvo com a cultura têxtil chinesa e sua história, dividida cronologicamente em vestimentas anteriores ao período da Dinastia Qing (1644-1911), indumentarias Qing propriamente ditas e os desdobramentos na era contemporânea. Pretende-se também relacionar as influências impressas na indumentária pelas diversas culturas asiáticas, fornecendo um panorama geral têxtil entre Ásia e China.
Todas as informações do curso estão no site do Museu da Imigração.
A primeira aula foi nesta sexta-feira (29). Além, de falar sobre a Dinastia Qing, ofereceu um laboratório presencial.
Entre 10:00 e 13:00 – Panorama histórico, simbólico e técnico das indumentárias chinesas da Dinastia Qing (baseado na coleção do museu). Exemplos de coleções semelhantes em instituições pelo mundo e estudos de caso da ministrante.
Entre 14:00 e 17:00 | Visita à Reserva Técnica do MI, onde as indumentárias chinesas do acervo têxtil serão examinadas com base nas suas técnicas de confecção e ornamento por meio de microscopia digital e instrumentos de inspeção. Os acervos trabalhados serão de vestidos, blusas, casacos e túnica.