A chinesa Luana Xing, que adotou o nome artístico “Luana em Pequim”, é tradutora e jornalista, com extenso trabalho de reportagens sobre intercâmbio cultural entre a China e os países de língua portuguesa, principalmente o Brasil.
Conhecida nas redes sociais por mostrar aos brasileiros como vivem os chineses e vice-versa, também possui uma longa carreira artística, cantando em mandarim, em português e tocando instrumentos tradicionais chineses.
Luana já gravou canções em mandarim no ritmo de Bossa Nova. A mais conhecida, “Só a Lua”, tem quase 10 milhões de visualizações no YouTube.
Em um dos seus vídeos mais recentes, ela mostra como foi produzir um show musical de estilos tradicional da China, mesclado com Bossa Nova. Ela convidou o músico brasileiro Delei Duarte para compor uma música com o pianista e compositor chinês Xiaoyang Hu.
Assim surgiu o espetáculo “Quando a Bossa Nova toca a Rota da Seda”, que pode ser visto abaixo:
A produção mais recente de Luana em Pequim com participação de Delei Duarte é “Rota da Amizade”, que propõe uma mescla de história da China e o consagrado ritmo brasileiro.
Confira na íntegra: