O Museu da Pessoa desenvolveu a mostra virtual “Visões do outro: diálogos entre Brasil e China”, onde apresenta as histórias de brasileiros que possuem forte ligação com a China. A iniciativa conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia no país.
Durante a produção foram selecionadas 20 pessoas e cada uma deu seu depoimento em vídeo. Além do site dedicado, que reúne tanto os vídeos como os relatos por textos e imagens de todas as histórias registradas, foi disponibilizado um livro digital, que pode ser baixado aqui.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, é uma das personalidades integrantes da mostra, contando um pouco sobre o tempo que estudou na China. Seu relato está na seção “Mesa Oriental”.
Conforme o Museu da Pessoa, o propósito do projeto “Visões do outro: diálogos entre Brasil e China” é fazer um retrato da imigração chinesa através do relato de pessoas. Os resultados são histórias de vida marcadas pelo encontro desses dois países, contadas por quem carrega a influência de ambos.
Os registros oficiais mostram que os primeiros imigrantes chineses vieram para o Brasil em 1810. Atualmente, estima-se que vivem aqui mais de 250 mil chineses e descendentes, sendo que a maior concentração está em São Paulo.