Fortes enchentes deixaram milhares de pessoas desabrigadas no litoral norte de São Paulo. Rapidamente, a APECC, o Ibrachina e Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo se mobilizaram para arrecadar doações.
Entre os pontos de coleta estavam diferentes shoppings e galerias do Circuito das Compras, a sede do Ibrachina, o Ibrachina Arena e o Ibrawork.
A sede da Associação serviu de “base” para armazenar água, produtores de limpeza, vestuário, equipamentos de proteção individual (EPIs), itens de higiene e roupas. Diferentes parceiros atenderam ao apelo e se juntaram a essa importante ação de solidariedade.
No dia 28 de fevereiro, três caminhões do Grupamento de Apoio de São Paulo da FAB transportavam as 6 toneladas de doações arrecadadas. Tudo foi entregue às autoridades portuárias e à Defesa Civil, que encaminharam os itens para os pontos de distribuição, onde foram atendidos os moradores da região afetados pela tragédia.
Conforme explica Henrique Law, que coordenou a campanha, “tivemos uma boa resposta dos nossos parceiros. Conseguimos uma grande quantidade de água, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e EPIs, que são as prioridades”.
Logo após a tragédia, a população atingida pelas chuvas fazia um grande serviço de limpeza, para retirar toda a lama, por isso faz-se necessário o uso de EPIs e produtos de higiene e de limpeza pesada. A ajuda enviada pela APECC e seus parceiros fez toda a diferença.
O coronel aviador Leonar Tiago Barbosa, comandante da Base Aérea de São Paulo, destacou que a FAB ofereceu apoio logístico para transporte dos materiais e suprimentos necessários na região litorânea. Ele ressaltou a importância da campanha realizada pela APECC, num momento de grande dificuldade para o estado de São Paulo.