Natural de Curitiba, Paraná, Irapuan Luiz é ilustrador e autor de histórias em quadrinhos. Ele começou nessa carreira em 2003, quando montou um portfólio online e buscou trabalho nos Estados Unidos.
Após alguns anos fazendo trabalhos menores, ilustrou uma HQ chamada “Off the Deep End”, que foi publicada pela conceituada Heavy Metal Magazine. A partir daí surgiram outros trabalhos em publicadoras do gênero, como a IDW Publishing e em várias editoras independentes.
No Brasil, ilustrei uma história em quadrinho chamada “The Major”, que foi indicada ao prêmio HQ Mix, o “Oscar dos quadrinhos brasileiros”. Seus trabalhos mais recentes são inspirados na cultura tradicional chinesa, resultado de uma pesquisa que realizou sobre o tema.
Surgiram então “Jornada de Xuazang” e “Sopro do Céu”, que fazem parte da coletânea “VIRTUDE: Histórias da China Antiga”, lançada em novembro de 2023. O material perpassa por uma história de mais 5 mil anos, contando os mais diferentes momentos da dinastia e da civilização chinesa, sob o conceito de virtude, em mandarim 德 (dé). Para a cultura chinesa, a palavra é essencial para o entendimento do ser humano e de sua relação com o universo.
Em entrevista ao site do Ibrachina, o autor fala sobre seu trabalho e motivações para falar sobre a China.
Ibrachina: Qual a influência da cultura chinesa na sua vida?
Irapuan Luiz: Na pesquisa para esses novos projetos, percebi o quanto a cultura milenar é riquíssima e profunda, com histórias que trazem valores e ensinamentos que são universais e positivos para a humanidade.
Qual o foco da coletânea VIRTUDE? Tem planos de criar outras sobre cultura chinesa?
A coletânea “VIRTUDE: Histórias da China Antiga” é uma homenagem a essa cultura tão grandiosa e rica em tradições e valores edificantes, ao longo de 12 histórias situadas em diferentes períodos históricos da China antiga.
Fiquei praticamente quatro anos trabalhando nesses três títulos. Certamente tenho outras histórias relacionadas à China antiga que pesquisei e que podem eventualmente ser transformadas em novas obras literárias e de quadrinhos.
Como tem sido a recepção do público brasileiros dos quadrinhos com temática chinesa?
A recepção tem sido ótima, temos atraído cada vez mais um público interessado e fascinado pela cultura tradicional chinesa. Ainda é relativamente pequena a produção de obras como quadrinhos sobre essa temática aqui no Brasil. Por isso, fico contente de estar contribuindo um pouco para a difusão dessas histórias tão fascinantes que estamos apresentando na forma de quadrinhos, uma mídia da qual sou entusiasta e percebo o grande potencial para atingir os mais variados públicos através de uma leitura agradável e envolvente.
De que maneira o público pode adquirir suas obras?
Como se trata de obras que foram viabilizadas por edital de fomento à cultura, os exemplares são distribuídos gratuitamente. Em Curitiba, os exemplares podem ser retirados na Gibiteca de Curitiba. Demais localidades, através do e-mail irapuanluiz@gmail.com Para conhecer meu trabalho, basta acessar o meu site https://irapuan.blogspot.com/