O Ibrachina Musical Project surgiu em 2020 com a proposta de fazer versões contemporâneas de canções chinesas, com arranjos adaptados para a cultura do Brasil. Idealizado pelo Ibrachina, o projeto tem o objetivo de ser uma ferramenta para a integração cultural sino-brasileira.
Seu novo lançamento é a música “Porque as Flores são tão Vermelhas”. O vídeo foi lançado nesta quinta-feira (12), no canal de Youtube do Ibrachina. Anteriormente foram produzidos videoclipes das canções “Sob a Lima e o Luar”, “A Lua é o Meu Coração” e “Meu Querido Amigo”, todas com vocais em mandarim e português.
Responsável pela produção e arranjos das músicas gravadas para o projeto, Fabá Jimenez conta que a versão original de “Porque as Flores São Tão Vermelhas” é parte da trilha sonora do filme “Visitantes da Montanha de Gelo” (冰山上的来客), de 1963.
“Ela nos foi sugerida pela embaixada da China, pois remete à música étnica da região de Xinjiang. É uma canção linda, com uma grande densidade sonora. Para o arranjo em português usamos elementos rítmicos do afoxé e do samba-canção clássico”, explica Jimenez.
O músico tocou guitarra e violão na versão do Ibrachina Musical Project. Os vocais em mandarim ficaram a cargo de Rhaissa Bittar, artista que já morou na China. Adriano Grineberg canta em português e também assumiu os teclados. O contrabaixo acústico foi gravado por Fábio Sá, enquanto Marco da Costa tocou bateria.
A gravação desse material foi realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Até maio de 2023, o Ibrachina Musical Project disponibilizará uma música nova por mês. Posteriormente, todas as gravações serão reunidas em um álbum.