APRESENTAÇÂO
Palavra do Presidente Thomas Law:
O Ibrachina Smart City Council foi criado para auxiliar a construção de projetos para tornar as cidades do Brasil mais inteligentes.
O Conselho desenvolve propostas e apoia programas para a reformulação, renovação, modernização e inovação de centros urbanos. Além disso, busca estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas que atuem no desenvolvimento de smart cities, especialmente em políticas públicas, pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, visando a criação de redes de cooperação técnica.
Propósito:
Agregar conhecimento e soluções dentro dos conceitos das Smart Cities que possam auxiliar as cidades a viabilizarem seus planos estratégicos de crescimento e desenvolvimento.
Como:
Por meio de Câmaras Técnicas de Assessoramento direcionadas a cada eixo de atuação dentro das normas de smart cities.
As Câmaras Técnicas são capazes viabilizar estudos, produzir conhecimento, recomendar ações de forma sistêmica e integrada às demandas locais para as melhores tomadas de decisão de seus governantes.
Membros do Conselho Consultivo
CIRO PIRONDI
Arquiteto desde 1980, é graduado pela Universidade Braz Cubas e doutor pela Universidade Politécnica de Barcelona.
Fundador da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Fábrica Escola de Humanidades João Figueiras Lima, também é professor convidado das Faculdades de Konstanz (Alemanha) e Universidade de Venezia – UIAV (Itália).
MICHEL FARAH
Formado em administração de empresas pela FAAP, fundou a Farah Service, especializada em projetos de melhorias urbanas em espaços públicos.
Em seus projetos busca a melhoria na qualidade de vida das pessoas, a equidade e a não gentrificação desses espaços, a prática esportiva e a mobilidade alternativa.
MUSA MIRANDA
Advogada, pós-graduada em Direito Digital pela PUC-PR, MBA em Gestão Estratégia de Negócios na FIAP, futurista certificada pela Singularity University e Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de São Paulo.
SONINHA FRANCINE
Formada em Magistério no Ensino Médio e em Cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP, tem uma especialização em gestão pública.
Atualmente é Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Foi vereadora por dois mandatos na cidade de São Paulo, Subprefeita da Lapa e Coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual do governo do estado de São Paulo.
FERNANDO PINHEIRO PEDRO
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo – USP, tem especialização em Direito Privado e Processo Civil.
Atualmente é Secretário Executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo. Já atuou como consultor de órgãos da administração pública do Brasil e das organizações internacionais UNICRI e PNUD, ligadas à ONU.
JOÃO GRANDINO RODAS
Professor Titular da Faculdade de Direito da USP, da qual foi diretor, mestre em Direito pela Harvard Law School (EUA), mestre em Diplomacia pela The Fletcher School (EUA) e Mestre em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal.
Desembargador federal aposentado do TRF-3 e ex-reitor da USP, é presidente e coordenador da Comissão de pós-graduação Stricto Sensu do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes) e Sócio do Grandino Rodas Advogados.
RODRIGO MOURA
Mestre em China Studies pela Universidade de Zhejiang (China) e especialista em Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador focado em políticas de combate à pobreza, revitalização rural e recuperação do meio ambiente.
É diretor de Relações Internacionais do Ibrachina e diretor-executivo do ZIBS Latin America Center na Universidade de Zhejiang, China
GILBERTO FERREIRA
Empresário e presidente do IDEMAS – Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente Social.
Fundador e CEO da Wone Capital, também é sócio da Farah Service, empresa de melhorias urbanas que realiza projetos em espaços públicos por meio de parcerias CPP (Comunidade, Público e Privado).
Membros do Conselho Diretivo
THOMAS LAW
Advogado, especialista em Direito Penal Econômico, Direito Civil e Processo Civil, mestre em Direito das Relações Internacionais Econômicas e doutor em Direito Comercial pela PUC-SP.
Fundador do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), é conselheiro diretivo da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) e founder do Ibrawork Open Innovation, hub de inovação com foco em smart cities.
ALEXANDRE GOUVEIA
Bacharel em Ciência Política pela Facinter (SP) e Doutor em Economia pela Universidade Federal de La Matanza, Argentina. Possui MBA em Marketing Digital com ênfase em Neuromarketing na Universidade Positivo e MBA em Investimentos e Private Banking do IBMEC.
Já foi presidente da FAPDF no Governo do GDF, consultor OEI e da ONU em Nova Iorque, além de professor voluntário na UnB em Brasília.
ARMANDO ROVAI
Advogado, Doutor em Direito pela PUC-SP, professor de Direito Comercial da PUC-SP e do Mackenzie. Foi Presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo por quatro mandatos, do IPEM-SP e Secretário Nacional do Consumidor. É Presidente da Comissão Especial da Advocacia Empresarial da OAB-SP.
FERNANDO TOHME
Publicitário formado pela UMESP, com pós-graduação pela ESPM em Marketing e Negócios. Sócio da Voila Arquitetura e Design, é conselheiro da APECC, do Ibrachina e do IDEMAS, Atualmente é o Coordenador Executivo do Ibrachina Smart City Council,
BETO MARCELINO
Engenheiro agrônomo graduado pela UFPR, com MBA em Business Administration, com ênfase em Marketing, pela FAE Business School de Curitiba.
Fundador do iCities, hub de negócios em smart cities, é manager do Smart City Expo Curitiba e embaixador no Brasil da Fira Barcelona, organizadora do Smart City Expo World Congress.
RICARDO MAGALHÃES
Professor de Física Licenciado pela Faculdade de Educação e Instituto de Física da USP, Universidade de São Paulo.
Vice-presidente do Instituto Cultural Santos Dumont, é diretor cultural e conselheiro da Comunidade Portuguesa no CONSCRE – Conselho Estadual Parlamentar de Raízes e Culturas Estrangeiras na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.