Um novo estudo do instituto inglês Juniper Research, que analisa o mercado de tecnologia, apontou Shangai como a principal smart city da Ásia em 2023. O levantamento estudou 50 cidades, avaliando muitos aspectos diferentes das cidades inteligentes, abrangendo questões como transporte e infraestrutura, energia e iluminação, gestão e tecnologia urbana e conectividade urbana.
O uso de uma forte plataforma de dados, a implantação abrangente de 5G e a implementação de tecnologias inovadoras fizeram Shangai se destacar. A metrópole de 26 milhões de pessoas é vista como um exemplo a ser seguido por outras cidades chinesas.
O coautor da pesquisa, Nick Maynard, explicou: “Criar uma estratégia eficaz de cidade inteligente significa mais do que apenas olhar para um projeto técnico – inclui desenvolver uma abordagem abrangente que resolva ativamente os desafios que os cidadãos enfrentam no dia a dia. Por exemplo, o congestionamento é um grande desafio e vemos mais foco na mobilidade inteligente, adaptando os ambientes urbanos para um melhor fluxo de tráfego, à medida que as preocupações ambientais se tornam cada vez mais proeminentes.”
Quem dirige em Shangai verá que a cidade tem um complexo sistema de sinaleiras controladas por inteligência artificial. O tempo de mudança da luz vermelha para verde é ajustada conforme o volume de carros na pista, facilitando o fluxo.
Estratégias Inteligentes de Shangai
O projeto de infraestrutura digital de Shagai a transformou em uma cidade “Dual Gigabit”, Isso significa que ela tem cobertura total da frequência 5G e também de internet por fibra de alta velocidade.
Outro sistema inovador é o “Citizen Cloud”, um aplicativo onde os cidadãos podem resolver qualquer problema que tenham com a cidade. Desde pagar taxas até fazer reclamações sobre alguma rua que precise de manutenção. Esse sistema usa tecnologia de computação em nuvem, inteligência artificial e big data.
Essa plataforma inovadora inclui acesso a 1.274 serviços públicos que abrangem a emissão de certidões de nascimento e casamento, serviços jurídicos, acesso a atividades culturais e educacionais, bem como acompanhamento em tempo real de transporte público, marcação de consulta médica.
Mais de 75.000 atendimentos de serviço público são resolvidos por esse aplicativo todos os dias. Todas as informações sobre os moradores são armazenadas em um banco de dados unificado, o que facilita o atendimento pelos diferentes órgãos municipais. O aplicativo Citizen Cloud é uma forma revolucionária de eliminar burocracia, filas e deslocamentos até prédios públicos para solução de problemas simples.
A prefeitura de Shangai também se beneficia da tecnologia de smart cities para promover a democracia. Diversas tomadas de decisões são compartilhadas com os moradores da cidade, que podem opinar. Isso valoriza o exercício da cidadania.
A sustentabilidade é outra preocupação de Shagai. O Citizen Cluod comprovadamente ajuda a diminuir a emissão de carbono ao poupar os moradores de deslocamentos de veículos dentro da cidade. Além disso, o sistema de coleta de dados sobre consumo de eletricidade e de água, ajuda a administração a identificar possíveis gargalos e até se existem vazamentos nas adutoras.
Ao personalizar a gestão municipal e permitir que ela atenda diretamente à população, Shangai surge como um exemplo de sinergia entre os residentes de uma cidade e o seu governo, o que melhora a qualidade de vida.