O 29º Campeonato Brasileiro de Kung Fu foi realizado neste domingo (3), no Ginásio Mané Garrincha, em São Paulo.
O presidente do Ibrachina, Thomas Law, participou da mesa de honra da abertura do evento. Ele foi convidado Confederação Brasileira de Artes Marciais Chinesas – Kung Fu, que promove a competição. Entre as autoridades que compuseram a mesa estava o Grão-Mestre Edilson Moraes e o Mestre Wagner Irineu.
A etapa final do Campeonato reuniu atletas de todo o país, divididos em diferentes faixas etárias e estilos. A cerimônia de abertura teve apresentações culturais chinesas, como a dança do leão e a dança do dragão.
Kung Fu
O Kung Fu é uma arte marcial chinesa, criada no século VI a.C. Seus movimentos de ataque e defesa foram inspirados na natureza e na observação dos movimentos dos animais. A modalidade é dividida em estilos, que variam de acordo com suas características.
Kung Fu é uma expressão antiga que significava algo como “tempo e esforço desprendido numa atividade” ou ainda “conhecimento profundo de um assunto”.
Na década de 1970 o termo passou a ser utilizado para denominar as artes marciais chinesas em geral. Contudo, a expressão gramaticalmente correta para designar arte marcial é Wushu, originária do mandarim, língua oficial da China.