O povo maonan reúne cerca de 120 mil pessoas na China. Eles vivem na parte norte da Região Autônoma Zhuang de Guangxi.
Os registros mostram que os antepassados dos maonan viviam na província de Hunan, depois emigraram para Guangxi.
A língua maonan pertence ao ramo Dong-Shui do grupo linguístico Zhuang-Dong do ramo chinês-tibetano. Quase todos os maonans conhecem as línguas Han e Zhuang devido ao longo contato com esses povos.
Economia
O povo Maonan dedica-se principalmente à agricultura, pois vivem em clima subtropical. Na área que habitam há muitos riachos que são usados para irrigar os campos de arroz.
Na região da montanha Dashi, os maonan cultivam milho, trigo, sorgo chinês, batata-doce, soja, algodão e tabaco. Também há produção de cânfora, fibra de palma e almíscar. Historicamente, essa etnia se especializou na criação de gado de corte, que atualmente é comercializado em Xangai, Guangzhou e Hong Kong.
Eles também decidam-se a atividades importantes como tecelagem de artigos de bambu, fabricação de artigos de madeira e o ferro fundido.
Costumes e Cultura
Os maonan celebram o Festival da Primavera, o Festival de Zhongyuan e o Dia do Brilho Puro, também lembrado pelas etnias vizinhas Han e Zhuang. No entanto, o Festival Fenglong é exclusivo dos maonan e é celebrado com a oferta de sacrifícios à divindade e aos seus antepassados, pedindo por uma boa colheita.
Cantar é uma atividade recreativa popular entre os maonan. Além disso, apreciando a “ópera maonan”, baseada no folclore e nas lendas, retratando casos de amor, lutas antifeudais, alegrias e tristezas, separações e reencontros, bem como os elevados ideais do povo.
A escultura maonan tem estilo único. Seus escultores utilizam uma grande variedade de madeira e pedra, criando imagens delicadas e vivas. Com a tecelagem, criam seus famosos chapéus floridos de bambu.
Assista a uma dança típica maonan