Criado em 2020, o Ibrachina Musical Project reúne músicos de primeira linha para gravar músicas tradicionais da China em versões contemporâneas, adaptadas para a cultura do Brasil.
Historicamente, a música tem um papel essencial na formação cultural tanto do Brasil quanto da China. Essa foi a inspiração para a criação do projeto musical, que se tornou uma ferramenta para a integração sino-brasileira.
Anteriormente foram produzidos dois videoclipes, com versões em mandarim e português: “Sob a Lima e o Luar” e “A Lua é o meu coração”.
O terceiro vídeo será lançado em 8 de dezembro. Trata-se da canção “Meu Querido Amigo”, que celebra a amizade entre duas pessoas e que pode ser estendida para as duas nações. A tradução da letra para o português, com a devida licença poética, diz o seguinte: “Meu querido amigo, te desejo longa vida. Não vamos mais brigar, não vamos mais chorar. Meu querido amigo, te desejo sorte, receba meu abraço de paz amor e sorte. Meu querido amigo, quando olho para o céu, quando olho pras estrelas, eu olho para ti. ”
Faba Jiménez é responsável pelo arranjo e produção musical, além de tocar guitarra e violão. Os vocais são divididos por Rhaissa Bittar (mandarim e português) e Adriano Grineberg, que além de cantar em português também assume o teclado. O contrabaixo acústico foi gravado por Airton Fernandes e Marco da Costa, tocou bateria.
O vídeo estará disponível no canal de Youtube do Ibrachina e nas suas redes sociais.
Entre janeiro de maio de 2023, o Ibrachina Musical Project disponibilizará uma música nova por mês. O projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Posteriormente, as músicas serão reunidas em um álbum.