O Ibrachina, por meio do Smart City Council, instituiu o Comitê de Rápida Resposta (CRR) para lidar com os desastres naturais, calamidade públicas e combate a emergência climática. Ele atuará reunindo esforços com entidades privadas, empresários, sociedade civil organizada e o Poder Público para auxiliar, neste momento, o Rio Grande do Sul.
As primeiras doações foram enviadas neste sábado (4). Carregadas em caminhões, elas serão enviadas para o sul do país em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação do CRR é articulada junto à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e o Deputado Federal Alceu Moreira, presidente da Fundação Ulysses Guimarães.
Conforme Thomas Law, presidente do Ibrachina, “vamos ajudar no combate a essa calamidade pública que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. Estamos reunindo doações desde hoje e ao longo da próxima semana com o apoio da FAB”. Agradeceu ainda o apoio da Força Aérea, do Exército, da APECC, e dos empresários da Mooca e do Centro de São Paulo, bem como as entidades que colaboraram com essa ação.
Na próxima segunda-feira serão encaminhadas mais suprimentos, incluindo cestas básicas e materiais de limpeza.
O Rio Grande do Sul vive o maior desastre climático de sua história. Conforme a Defesa Civil do estado, 235 dos 496 municípios registraram algum tipo de problema, afetando mais de 350 mil pessoas.
O Ibrachina já realizou campanhas humanitárias semelhantes, enviando doações para minimizar os efeitos de desastres climáticos em Minas Gerais e Goiás, em 2022, bem como no litoral norte de São Paulo, em 2023.