Em 2024, Brasil e a República Popular da China celebram 50 anos das relações diplomáticas. Para marcar a data, a Embaixada da China e o Itamaraty divulgaram a logomarca criada em conjunto pelos dois países.
Conforme a publicação da embaixada chinesa no X (antigo Twitter), o logotipo usa o número 50 combinando as cores das bandeiras nacionais dos dois países.
“Isso mostra que os dois países sempre se respeitaram, se trataram em pé de igualdade e cooperaram em prol de resultados ganha-ganha”.
No logo, “os números “5” e “0” misturam-se e cruzam-se para formar o símbolo do infinito (∞), representando que, embora a China e o Brasil estejam a milhares de quilômetros, estão intimamente ligados e que a amizade entre os dois países tem uma longa história, repleta de vitalidade e de perspectivas amplas”, diz o texto divulgado em colaboração com o Itamaraty.
Abaixo da imagem, os dizeres em português e mandarim “Brasil-China 50 anos”, com as datas 1974-2024, marcando as datas da retomada das relações e o ano corrente.
Meio século de relações diplomáticas
As relações sino-brasileiras são marcadas pelo dinamismo. Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Além da questão econômica, a parceria envolve diálogo em mecanismos como o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e mais 5 países), o G20, Organização Mundial do Comércio (OMC) e Basic (articulação entre Brasil, África do Sul, Índia e China na área do meio ambiente).
Em 1993, Brasil e China estabeleceram uma “Parceria Estratégica” e, em 2004, foi criada a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).