O Brasil atualmente é o maior consumidor de automóveis eletrificados chineses no mundo. Os dados são do Instituto britânico Rho Motion, divulgados em março deste ano.
A produção global de veículos elétricos é dominada pela China. O levantamento da Rho Motion apontou que 76% dos 17 milhões de veículos elétricos vendidos no ano passado eram de marcas chinesas.
Em 2024, 82% dos veículos eletrificados vendidos no Brasil eram fabricados na China. Depois aparecem Tailândia (77%) e Indonésia (75%), mostrando a força das montadoras chinesas no mercado asiático.
O foco de marcas chinesas como GWM, BYD e Caoa Chery é a conquista de novos mercados emergentes, incluindo a América Latina. O Chile se destaca, veículos eletrificados chineses representando 42% de sua frota.
Por aqui, as montadoras originárias da China fazem investimentos cada vez maior, com construção de fábricas e aportes bilionários que devem resultar em um share crescente.
Além de liderar o consumo de automóveis eletrificados chineses, o Brasil tem a maior frota circulante desses veículos no mundo, com 82% dos 126 mil registros nacionais.